Eu Posso Usar Imagens Que Eu Acho na Internet?

20 de dezembro de 2012

90 thoughts on “Eu Posso Usar Imagens Que Eu Acho na Internet?

  1. Uso algumas imagens da web, mas essas eu não coloco marcação… no início do blog usava bem mais imagens que não eram minhas… hoje em dia, tento tirar o máximo de fotos possíveis, para que eu possa transformar o blog cada vez mais, com conteúdo exclusivo. Isso ajuda bastante o blog a crescer, porque as pessoas sabem que aquela foto e aquele conteúdo, são próprios e ela só vai encontrar ali. 😉
    Adorei as dicas…
    Beijos

    http://www.frescurasdemulherzinha.blogspot.com

  2. É realmente muito perigoso usar uma imagem qualquer que achamos no Google. Assim como a maioria dos blogueiros (eu acho) também procuro tirar a maioria das minhas fotos. Porém quando uso alguma externa, de sites de busca ou de lojas, sempre coloco os créditos. Espero que nunca dê problema. rs

    Beijão

    Blog Borboleta GLAM

  3. Na realidade, colocar créditos infelizmente não é o suficiente. Pra reproduzir uma fotografia em seu Blog você precisa da autorização por escrito da pessoa que a tirou. Toda foto foi tirada por alguém e esse alguém sempre tem o Direito Moral sobre ela, independente de onde esta foto esteja.
    Existe ainda uma segunda preocupação que sempre se deve ter: Se naquela foto aparece um(a) ou mais modelos, você também precisa da autorização dele(a) ou deles.
    Tudo isso pode parecer paranóia, mas é a lei. E lei protege o autor de um fotografia assim como protege o autor de um texto.
    Se alguém copiar e colar um artigo do seu blog, estará também agindo de má fé, por mais inocente que seja o ato.

    Abraços e boa sorte com o Blog

  4. boa tarde, sou decoradora de festas a mais de 20 anos, porem havia ficado um bom tempo sem mecher com esse trabalho, e voltei a trabalhar a pouco tempo. devido eu não ter fotos recentes para divulgar meu trabalho, eu uso fotos do google para divulgar algumas imagens. eu gostaria de saber se isso pode ser considerado crime. quando as pessoas me perguntam se fui eu quem decorou a decoração da foto, eu digo que não, mas posso fazer igual. pode ser considerado crime mesmo assim??????

    1. Bom Dia Michelle, isso pode ser considerado crime, porque vc esta fazendo uso de fotos as quais vc não tem direito autorais. O melhor caminho é ter as suas próprias fotos, principalmente de festas e decorações.

      Um grande abraço,
      Ana

  5. Oi?!! Boa noite!!! Costumo usar muitas imagens do Google em meus trabalhos (artesanato), como papeis de parede e plano de fundo. Modifico e faço montagens para impressão, ate decorei eu mesma a festa de aniversário da minha filha. Dessa forma também estou agindo ilegalmente?!!

  6. Oi Ana, Bom Dia!!! Vc precisa ter certeza de que o site que vc esta usando para fazer o download do papel de parede, permite o uso e tb modificações. Se vc não tem certeza, melhor não usar pq isso pode ser considerado crime.
    beijos,

    Ana

  7. Olá,quero montar um blog sobre casamento e nele quero colocar várias imagens para ilustrar meus artigos, e quando for colocar sugestões de vestidos,lembrancinhas,eu tenho muitas fotos que peguei por ai e queria compartilhar ,são coisas lindas,como faço para por sem correr riscos,não tenho nem idéia de onde peguei.
    Obrigada.

  8. Michael

    Oi Raquel, infelizmente você não poderá usar as imagens se você não tem os direitos autorais. Você só pode usar a imagem se você tem os direitos autorais sobre a imagem ou se o autor deu a autorização para você usar a foto. Essas são as leis 🙂

    Abraços,

    Michael

  9. Olá!
    Meu blog é novo e tenho muitas fotos que busco no google mesmo, mas realmente quero ter minhas próprias fotos, pois além de não querer problemas com ninguém, o blog se torna mais atrativo sim com fotos exclusivas do próprio blog. Adorei o post! Importantíssimo!bjsss

  10. Eu pego imagens do google de um persongagem em quadrinhos (o Homer dos simpsons por exemplo), eu faço cartazes para promover eventos que faço e coloco essa imagem com esse personagem nesse cartaz, tem algum problema nisso?

  11. olá…há pouco ganhei meu PC, mas n tenho muita habilidade, nem informação sobre o q pode e o q n pode neste universo.. fiquei tão empolgada q saí imprimindo fotos e mais fotos de bichos q eu simplesmente adoro !!! n imaginava q isso poderia ser irregular, fora-da-lei…por favor, me oriente qto a isso.. o q devo fazer??? nem sei mais de onde tirei… nossa… como reparar ? pque permitem então tirar cópias? pque n tem um aviso bem gde em cada site dizendo NÃO PODE IMPRIMIR IMAGEM !!! OU TER ALGUM MECANISMO Q IMPEÇA … e o erro é de quem n entende, n conhece, n tem informação e acaba imprimindo, achando q pode ??? por gentileza, retorne… obg !!!

  12. tenho uma duvida fora do curso, estou abrindo uma loja virtual, e vendo produtos Personalizados, porem muitos clientes me pedem produtos com foto de desenho infantil, time de futebol, bandas, filmes.

    a duvida é a seguinte, até onde eu posso vender produtos no site com esse tipo de imagem(desenho infantil, time de futebol, filmes,bandas) para que eu não receba um processo? como eu sei se as imagens tem registro de direitos autorais?

    poderia me tirar essa duvida?

    muito obrigado

    1. Olá Mauro!
      Ótima pergunta!”
      TUDO o que pertence à “alguém” (no seu caso filmes, bandas, times, etc), possui um “dono”. Dizer que você não será processado por utilizar essa imagem é difícil, porque isso pode acontecer, sim. Você precisa da autorização para utilização dessas imagens, embora muita gente por ai não respeite essa regra.
      Mas quando estamos falando de itens de “marca”, os desenhos tem dono, sim, portanto, possui um “autor”.
      Boa sorte nessa empreitada!!! Se precisar, estamos por aqui!

  13. Olá! Gostei muito deste post, alem do conteudo, as duvidas me ajudaram. O que eu quero saber é se ao invés de pegar uma foto no google, por exemplo, de uma cena de um filme, eu quando o estiver assistindo em Dvd ou pela tv mesmo posso tirar a foto da cena e colocar no meu blog. Seria considerado crime? No caso, a foto não é minha porque fui eu quem tirou?
    obrigada…

  14. olá estou com uma dúvida e gostaria que me ajudassem.estou criando uns encartes de cd com letras minhas,ou seja,proprias;porém as imagens de fundo peguei na net.a pergunta é : posso utilizar essas imagens em meu encarte ??e se não como entrar em contato com o “proprietário” das imagens??? as imagens que falo geralmente são aquelas do tipo wallpaper.obg desde já pela atenção.

  15. Bom dia, trabalho com artesanato e muita gente pegou fotos dos meus trabalhos nos anuncios que fiz em sites como elo7, mercado livre e olx e dizem que sao suas e colocam valores inferiores aos meus, peço para retira-las e eles sao grosseiros comigo E continuam usando. O que posso fazer? Hj coloco marca d’agua em todas mas o google arquivou muita foto minha e nao tenho comobevitar de pegarem.

  16. ola, é errado pegar uma imagem aleatória na internet, em site como Google imagens, tumblr, pinterest, de filmes, livro e dentre outros, para uso propio ou compartilhado em reds sociais

  17. o que eu gostava se saber é como por o meu nome nas fotografias que ponho no facebook, para que outras pessoas não possam a mesma em nome deles, mas sim aparecer sempre o meu nome na foto, obrigado

  18. Boa Tarde!
    Uma marca de roupa que quer usar imagens nas roupas, gostaria de saber o seguinte: Caso faça estampa com fotos de banda, desenho animado, etc… Tem que pedir autorização? Como funciona isso?
    Obrigada!

  19. olá pessoal, tenho um banco de imagens grátis onde todas as imagens foram tiradas por mim ou pela minha equipe e todas são de uso livre e sem restrições de modificação, para uso pessoal ou empresarial, ou seja uma mão na roda para os blogueiros, ainda estamos no início,mas estamos aumentando o número de imagens dia a dia. Espero vocês lá: http://varaldefotos.com/

  20. Nossa!!!!! Eu ainda tenho muitas dúvidas quanto a esse assunto. Comecei o meu blog não tem nem um mês, então na dúvida tenho usados somente fotos minhas. Pelo que entendi, não posso usar por exemplo fotos do Pinterest?

    1. Oi Marcela! Então, o ideal é que você sempre use conteúdo de sua autoria. Mas sabemos que isso é um pouco complicado. Então, quando você recorrer ao Pinterest, We Heart It ou outros sites, lembre-se de dar os créditos a todas as imagens que você utilizou. Beijos

  21. Olá, eu até pagaria pelas imagens, mas fui consultar o site da Stock Photos e os planos são bem caros, sendo assim, prefiro eu mesma criar minhas próprias imagens, até porque, sei que esse negócio de ficar usando as imagens da internet verdadeiramente pode dar problema.

    1. Oi Veronica! É verdade, muita gente acha que não, mas na internet existem muitas leis e devem respeitar normalmente. Precisamos ter cuidado ao sair copiando e replicando qualquer imagem ou conteúdo que encontramos. Beijos

  22. Eu gosto de bancos de imagens para fins publicitários. Mas acho que para criar posts de moda, principalmente, eles são bem limitados. Não existem fotos de looks variados, etc.
    O que fazer no caso de fotos de pessoas famosas, por exemplo? Por lançarem tendências geralmente as fotos delas são as que melhor ilustram os posts!

  23. boa noite! tenho uma duvida,sou revendedora de uma marca de lingeries e criei um facebook para anunciar as peças,gostaria de saber se posso utilizar as fotos do catalogo da marca para fazer os anúncios

  24. Oi, estou montando uma loja virtual de alimentos como arroz, feijão e outros produtos que por sua vez tem sua marca. Eu estaria infligindo direitos autorais tirando fotos desses produtos e colocando em minha loja virtual?

  25. Olá boa noite eu comecei em pouco tempo com meu blogue e partir pra pesquisar sobre algumas imagens que se possam colocar em determinados posts que podem se relacionar com o assunto e este artigo que acabei de fazer a leitura me auxiliou muito,fico muito grato.

    1. Para utilizar Imagens de qualquer pessoa e/ou produto devem ser feitos contratos, pagos direitos autorais e licença de uso de imagens por tempo determinado para fins comerciais.

  26. A pessoa PJ1 contrata a PJ2 para realização de um determinado serviço e contrata também a PJ3 para realizar vistorias nos serviços realizados pela PJ2 ao PJ1. Periodicamente a PJ3 vistoria os serviços realizados pela PJ2 e a cada vistoria realizada pela PJ3, a mesma emite um relatório sobre o andamento dos serviços realizados pela PJ2. No relatório, para identificar de forma visual, na capa do relatório, a PJ3 inseri o logo da PJ2, que foi extraído da internet, da página do Google – Imagens, e concluindo o relatório, envia o mesmo para PJ1 que contratou tanto a PJ2 quanto a PJ3. A questão é: Pode a PJ2 processar a PJ3 que utilizou em seu relatório o logo da prestadora de serviços que se refere o relatório?
    Legenda: PJ1 = Pessoa Jurpidica 1 / PJ2 = Pessoa Jurídica 2 / PJ3 = Pessoa Jurídica 3

    1. As imagens de objetos devem ser de uso liberado. Se não forem, você está violando o direito autorais modificando as imagens originais. Quando pesquisar algum objeto no google imagens, vá em ferramentas de pesquisa > direito de uso > marcado para reutilização.

  27. Só por curiosidade.. estas regras tambm se encaixam no uso de imagens como papeis de parede para celular e/ou Pc??? Ou só em casos de reprodução msm..?? Vleew

  28. Só por curiosidade.. estas regras tambm se encaixam no uso de imagens pra uso próprio como papeis de parede para celular e/ou Pc??? Ou só em casos de reprodução msm..?? Vleew

  29. Olá Hevelyn, boa noite ! Acabo de criar um blog e nele tenho fotos autorais e imagens de objetos tiradas do google imagens (bandeira do brasil, logo marca de vinícolas e cinco das seis imagens do slide inicial). Gostaria ainda de criar uma página para apresentar e homenagear artistas, atletas e personalidades que seguem o blog nas redes sociais, usando claro, as fotos ou imagens deles, tiradas de seus perfis sociais. A minha dúvida é se o uso dessas imagens de objetos e as fotos das celebridades requerem autorização ?

  30. Nossa legal seu artigo, porem é muito complicado esses sites, eu nunca acho a imagem relacionado o que quero em pesquisas dos mesmo, sem contar que tudo nos manda depois de cadastrar pagar… o único que não tem essas chatices é o pixabay, não existe nada de pagamento e ainda tudo que quero acho…

  31. quero trabalhar com papel arroz e as imagens são todas baixadas da internet mas tem muitas da disney….
    posso imprimir essas imagens no papel arroz e comercializar sem ter problemas????
    se a resposta for não, sabe como posso adquirir licença para usar essas imagens????
    grata

  32. Uma imagem q foi postada na net (de uso e autoria de uma pessoa) e violada por outras pessoas, sendo divulgada, como se fosse delas…como proceder? há amparo legal, qdo as imagens são de produtos e não foram registradas?

  33. Boa tarde!
    Recentemente eu abri um instagram de roupas para vender porém algumas lojas online no próprio instagram estão vendendo as mesmas roupas. Desta forma gostaria de saber se posso pegar uma foto de um instagram e postar no meu?

  34. Olá, Tive um problema parecido em minha loja,
    usei fotos de outras lojas, agora entraram com uma ação, gostaria de saber porque são mais de 5 mil produtos se eu mudar o angulo dessas fotos eu posso continuar á usa-las e depois disso, começar tirar eu mesmo as fotos com o meu padrão

  35. Estou pensando em fazer algumas placas em pvc para comercializar de imagens com frases retiradas do google, eu posso comercializar se não for de um site específico?

  36. Ola, estou querendo lançar uma coleção de camisetas, e um fotografo retratou diversas imagens que me chamou atenção e eu gostaria de usa-las como estampa, o fotografo é asiático, mencionando ele na descrição da coleção eu posso usar a imagem?

  37. Usei uma imagem da internet em meu site, o autor da imagem me mandou um notificação exigindo um pagamento! Já retirei a imagem do site! Sou obrigado a pagar! Ele não me deu escolhe de retirar a imagem.

  38. Eu gostaria de fazer um blog ou site com dicas de atividades de Inglês, mas essas atividades são da internet ou de livros didáticos. Isso pode dar algum problema?

  39. Olá, eu tenho uma duvida!
    Eu tenho uma foto com umas amigas, que tiramos na praia usando um produto. Em seguida eu comecei a vender o mesmo produto, exatamente igual, mesmo tecido, modelo, etc, porque está em alta no momento, então todo mundo vende igual rss…. e eu uso essa foto que eu mesma tirei com o meu celular para ilustrar o site onde vendo esse produto, Por lei, eu posso fazer isso?

  40. Boa tarde! !! Tenho uma página no Facebook, também um grupo juntamente. Gostaria de saber o que faço para repassar vídeos e mensagens que que recebo de meus amigos do Whatsapp e do Facebook sem ferir direitos autorais. Ultimamente venho tendo muitos problemas. Recebi advertência do Facebook até de ser banida da comunidade. Não o faço com fins lucrativos. Por que as pessoas fazem vídeos e mensagens tão lindas e nos impedem de divulga-las ?

  41. Olá, eu gosto de cabelão , cores, cortes Como não posso pintar, cresce devagar. Colo meu rosto em cima da modelo. Não faço uso de propaganda, nem todo o corpo. Tem algum problema?!

  42. Ola
    Alguém esta usando imagens de Maquinas projetadas pela empresa de meu pai, alias a empresa ja foi inclusive fechada…estão usando para se promoverem em cima destas imagens e a historia
    da empresa de meu pai, isto pode?

  43. olá..Eu tenho uma pagina,e eu pego fotos de varias paginas ,apago as frases e coloco minhas próprias frases criadas por mim e ponho o nome da minha pagina na foto ,estou errada ao fazer isso?

  44. oi
    Gostaria de criar uma bíblia infantil e publicar, mas não sei como faço com relação as imagens bíblicas, se tenho que mandar fazer ou posso pegar na net? me ajudem. tamebem finalizar um livro paraa adolescente fazer a capa.

  45. excelente conteúdo,mais porque você não ativa seu certificado ssl no seu site,isso mostra mais segurança para seus telespectadores

  46. excelente conteúdo,mais porque você não ativa seu certificado ssl ( HTTPS) no seu site,isso mostra mais segurança para seus telespectadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Me segue lá no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.