Publieditorial

Publieditoriais.…também conhecido com Publipost ou Sponsor Posts! Conhecido ainda como Opinião Vendida, Jabá, Enganação ao Leitor, e por ai vai a lista de nomes não tão plausíveis… Mas por que tanta controvérsia em torno desse nome?!
Pelo simples fato de que no Brasil essa prática do Publipost não é usada corretamente! Infelizmente, milhares de blogs ainda não fazem a revelação/divulgação desses publipost!!
Afinal, o que é um publipost?
Publipost é quando uma empresa paga para um blogueiro colocar um post sobre a loja ou a empresa no próprio blog . Esses posts podem ser escritos pela empresa de uma maneira menos informal, ou também podem ser escritos pelos próprias blogueiros. Muitas vezes, a forma de pagamento desses posts é feita através de “mimos” ou pagos por uma certa quantidade em dinheiro.
O Publipost existe sim, e é uma pratica muito comum nos USA e também na Europa, e claro, no Brasil também! E se fosse aplicado corretamente no Brasil, o Publipost não iria criar tanta negatividade na mídia em volta dos blogueiros.O Publipost não é nenhum vilão ou comprador de opiniões, e sim um marketing de uma empresa que está usando o blogueiro como uma forma de canal de propaganda. O problema está no blogueiro, que não avisa aos seus leitores sobre o Publipost.
Mas, se eu fizer um Publipost, vou negativar o meu blog?
Lógico que não, afinal de contas o blogueiro também tem contas a pagar!! Mas sempre use a divulgação sobre 0 post que está sendo patrocinado. Seja sincero, diga ao seu leitor sobre o Publipost e tenha a certeza de que a sinceridade sempre será a sua melhor aliada. E também só faça Publipost que realmente se encaixem no seu blog. Você não vai fazer comercial de margarina num blog fashion ou beauty, vai?!
No fim das contas, percebemos que depende de nós blogueiros reverter essa má conotação sobre a palavra “Publieditorial”. Você, blogueiro, tem uma obrigação com o seu leitor, e a propaganda enganosa não é um bom caminho. Vamos juntos mudar essa historia e trazer mais credibilidade para nós blogueiros.
Seja sincero, e acima de tudo, não trate o seu leitor como um mero ignorante do outro lado da tela, pois são esses leitores que fazem o nosso blog crescer.
CBBlogers
*imagens via MuLaN
Tags: Começando, Mundo do Blog
9 thoughts on “Publieditorial”
Deixe uma resposta
Leitores também acessaram:
-
Você já ouviu falar em jornada do cliente?
Há alguns anos as ações de Marketing eram 100% voltadas para o momento de decisão de compra do cliente. Com […]
-
Dicas para ter sucesso na estratégia de Marketing Digital
E para finalizar nossa série de artigos sobre Marketing Digital, confira cinco dicas essenciais para que o seu plano estratégico […]
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]
Aeh,bom post.
mas eu queria saber ,se no post pago tem blogueira falando mal,pq nunca vi,sempre cheias de confeteeeeee
Oi Cre, Muito obrigado pelo comentário! Realmente você não vai colocar no seu blog um publieditorail falando mal do produto, porque até então você está sendo paga para colocá-lo no ar. Ou seja, você concordou perante a empresa de colocá-lo no seu blog. A questão sempre será se você deve ou não aceitar esse publieditorial, se esse post pago cabe no conteúdo do seu blog. Essa é a chave do segredo. Sempre escolha com cuidado quem você vai representar e que assunto esse post estará abordando. Se esse assunto não lhe agrada e o produto também não, cabe à você Blogueira dizer NÃO!É por isso que juntas temos que mudar essa história. Obrigada,Ana
Adorei como sempre o post. Publieditorial em si nunca fiz, mas já recebi produto de empresa para dar minha opinião. Para ficar melhor, estipulei… “Publieditorial” é uma divulgação da empresa, porém sem opinião própria e sincera. E quanto as resenhas, só passo para as leitoras produtos que valham a pena, menos no caso do produto ter sido enviado pela empresa para teste. Neste caso, faço a resenha com a minha opinião sincera, porém sinalizo dizendo que ganhei o produto para testar, mas que isto não significa que irei omitir a verdade, caso o ache ruim.
Deixo o fato das resenhas possuírem opinião pessoal e sincera, no meu mídia kit, assim como sobre os publieditoriais.
Quanto aos publieditoriais, acho que o minimo que a blogueira tem que fazer é sinalizar de que aquele post é um publieditorial, seja nas tags do post, em mensagem durante o post, enfim, acho que é uma obrigação da blogueira.
Oi Grazi, você como sempre dando as suas opiniões por aqui!! O CBB adora! Bom, vale lembrar que resenha é uma coisa e publipost é um tipo de post completamente diferente, então realmente não dá para comparar os dois. Na resenha você tem total controle sobre o post e no publipost, não. O que é mais importante de tudo isso, é que vai depender do blogueiro aceitar ou não fazer esse publipost. Se o conteúdo não cabe no seu blog e você não aprova o produto então a melhor coisa a fazer é dizer NÃO! Sinceridade acima de tudo!! Obrigado pelo carinho de sempre!!Bjs, Ana
Eu optei por não fazer publipost, porque quero expressar minha opinião no blog e se eu não gostar do produto, não acho certo fazer propaganda, então só publico produtos que eu realmente uso no meu dia-a-dia e são realmente bons e não recebo nada por isso. Empresas já vieram atras de mim para fazer propaganda no blog, mas o foco do meu blog não é esse, então não achei bacana fazer.
Olá Graziela, obrigado pelo seu comentário!
Que bom que você já tem definido o seu foco!
Continue contribuindo conosco, tá!
Beijos, Dani 🙂
Adorei o post, parabéns. Eu ainda não tive a oportunidade de fazer um Publipost mas não me importaria nem um pouco. Falando nisso, alguém sabe alguma empresa ou loja que fornece esse tipo de programa?
Sempre gostei de falar das novidades e de resenhar produtos do meu interesse e interesse das minhas leitores.
Como futura publicitária, meu dever será divulgar o produto dos meus clientes, porém farei isso da melhor forma possível.
E também acho que é realmente muito importante a sinalização de um publipost em blogs.
Enfim, o CBBloger é um ótimo lugar para se aprender e tirar dúvidas.
Como sempre ótimos posts, com dicas maravilhosas pra nós!
Realmente cabe as blogueiras mudar esta visão! Contudo deixei de seguir muitos blogs pois os mesmos perderam sua identidade! O blog as vezes vira classificados e mesmo que a blogueira não identifique fica fácil perceber! O número de seguidores e curtidas na fan page cresce! Os Publieditoriais relativamente crescem mas tudo fica muito forçado! O equilibrio depende da blogueira e seus leitores/fans irão perceber a mudança! Amei esse post! Estou aprendendo cada vez mais por aqui!