A Arte de Dizer NÃO

Existem milhares de tipos de parcerias espalhados pelo mundo do blog. Nós do CBBlogers já fizemos uma série explicando detalhadamente cada uma delas. Se você ainda não leu, clique aqui! Mas hoje nós trazemos até você um tópico meio “complicado”: a Arte de Dizer Não à uma parceria ou à uma empresa.
Todas as vezes que alguém nos propõe “Vamos Fazer uma Parceria”?, a primeira reação de nós, blogueiros, é sempre OBA!!! A felicidade é imensa, pois dá um super estímulo e vem o sentimento de que estamos no caminho certo.
Porém, às vezes é preciso analisar essa parceria para ter certeza de que você irá trazer benefícios ao seu próprio blog e aos seus leitores, afinal de contas, os seus leitores estão ali em busca de informações e dicas passadas por você.
Dizer NÃO não é uma coisa tão fácil como se pensa… é preciso, acima de tudo, ter coragem!!!! Assim como qualquer trabalho, o blog requer tempo e energia, e também requer responsabilidade nas decisões, e nas respostas!
Aprenda a dizer NÃO de forma delicada, porque ninguém precisa ser rude na vida, afinal de contas, a gente nunca sabe o dia de amanhã, não é mesmo?!
Então quando dizer um “Não” à uma loja/empresa parceira?!
1 – A empresa/loja está de acordo com o conteúdo do seu blog? Se essa resposta for “não”, nós recomendamos que a parceria não seja aceita. Não tem muito sentido você fazer parceria divulgando antenas para TV se o seu conteúdo é fashion/beauty, entende?! Nunca minta aos seus seguidores e tenha certeza de sempre colocar a tag de “publipost”, se este for o caso.
2 – Tirando vantagem. Existem milhares de lojas na internet e muitas, infelizmente, estão sim tirando vantagens de muitos blogs. É ai que você blogueiro tem que entender muito bem que tipo de parceria está sendo fechada. Escrever posts com a promessa de receber um produto em troca, ou se o produto custa menos de um real e essa empresa quer um post detalhado, fazer resenha de sachês que mandam de amostra grátis, programas de afiliados…. a lista é infinita! Então, esteja atento e antes de fechar a parceria tenha certeza de ter todos os detalhes acertados e todas as suas perguntas respondidas.
Não existe nenhum problema em dizer NÃO à uma empresa ou loja. Lembre-se que você tem todo direito de escolher quem e o que você vai postar no seu blog. Analise, reflita e não tome uma decisão na correria, pois você pode se arrepender mais tarde.
Outra coisa é: nada de estrelismo… existem sim pessoas se achando estrelas pelo simples fato de ter 1.000 seguidores! Humildade é tudo na vida, gente! #ficaadica
E você, já teve que dizer NÃO para alguma parceria?
CBBlogers
Facebook / Twitter / Pinterest / Instagram
*Imagem via Andrea Rinaldi
Tags: Começando, Mundo do Blog, mundo dos negócios, segredos de sucesso
5 thoughts on “A Arte de Dizer NÃO”
Deixe uma resposta
Leitores também acessaram:
-
Você já ouviu falar em jornada do cliente?
Há alguns anos as ações de Marketing eram 100% voltadas para o momento de decisão de compra do cliente. Com […]
-
Dicas para ter sucesso na estratégia de Marketing Digital
E para finalizar nossa série de artigos sobre Marketing Digital, confira cinco dicas essenciais para que o seu plano estratégico […]
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]
Ja disse nao ,rsrs…e como vc disse ,o fiz com muita delicadeza e deixei a porta entreaberta,e depois de algum tempo eu fiz parceria com essa mesma empresa..
ela tinha proposto que eu divulgasse os produtos da loja,e como meu blog eh de sorteios,eu me recusei…mas mais tarde essa loja fez um sistema de parceria onde os parceiros podiam divulgar produtos ou os sorteios da loja,e foi ae que entrei,e foi uma parceria feliz…
Isso mesmo Crê, super importante deixar as portas abertas, pois a gente nunca sabe o dia de amanhã!
Super beijo, Ana
Olá, gostei muito desse post, pois tinha acabado de receber uma proposta de uma empresa tentando fechar parceria comigo, mas devido ao que você falou: tem que estar de acordo com o blog, principalmente com o público alvo, não deu certo. Mesmo tentadora, a proposta não iria me beneficiar. Agradeci a empresa pelo interesse é claro, gostei mesmo.
A blogueira não pode se deixar levar pela euforia de uma empresa contatá-la querendo parceria. Ela tem que avaliar se compensa, pesquisando tudo.
Bem, parceria já diz, parceira, tem que ser bom para ambas. Tem muito blog que não tem muitos seguidores ou tá começando e já quer fazer parceria e receber produtos e ainda exigem muito! Sei disso porque tenho loja e recebo muitos emails para fazer parceria e querem que eu envie produto para resenha e etc etc etc. Já fiz esse tipo de parceria, mas realmente não gostei pois para a loja não gera vendas, é muito trabalho e pouco ou nenhum retorno para a empresa. Na verdade, o melhor mesmo é a parceria de afiliação onde a parceira divulga os produtos da loja em seu blog e se vender recebe uma comissão que poderá comprar produto na loja ou receber em dinheiro.
Ana, adorei as dicas é importante sabermos dizer não, pois pode chegar um dia que necessitamos utilizar e saber dizer essa palavra que poucos gostam de ouvir para algumas pessoa é muito difícil, eu falo pq eu já passei por isso, eu sempre fui muito boazinha e pelo fato de eu ser assim, sempre achei que se eu dissesse não seria uma pessoa ruim, rs (pensamento inocente), hoje em dia eu lido melhor com essa palavra, mas antes tinha muita dificuldade em menciona-la hehehe.
http://www.purpurinanasvaidosas.com.br