Etiquetas de uma Blogueira(o): Parte 2

Já faz um tempinho que eu escrevi um artigo aqui na comunidade sobre Etiquetas de uma Blogueira(o), lembram? Nesse artigo eu falava sobre a política da boa vizinhança e alguns pontos importantes sobre o mundo do blog. Mas hoje o nosso artigo é sobre Etiqueta de uma blogueira perante a uma parceria…pois bem… O que se deve ou não fazer. Seria, sim, mais uma etiqueta de guia profissional, onde o mesmo poderá te ajudar a não cometer erros grotescos mediante a sua patrocinadora.
Aqui vai o que EU considero uma atitude profissional:
1- Produto recebidos para fazer resenha: Se você recebeu produto(s) para resenhar, é de seu bom senso indicar a loja que lhe deu o produto, e de comentar e postar sobre o mesmo.Lembrando que RESENHA é dinheiro também!! Muita gente acredita que se a empresa está lhe dando um produto, isso não é a mesma coisa que dinheiro…é sim, pessoal!! Produto recebidos para você resenhar quer dizer conteúdo para o seu blog, então resenha é de certa maneira dinheiro, sim. Agora, antes de ACEITAR uma parceria, tenha certeza sobre a índole da loja e veja se você gosta da conduta da mesma. A colocação de links com o nome da loja é essencial e um post feito de uma forma positiva é exatamente o que uma empresa parceira quer. A empresa parceira quer, sim, ouvir elogios sobre a sua loja e sobre o seu produto… Exatamente como você quer receber comentários com elogios de bom gosto das suas leitoras… Tenho certeza que vocês ficariam muito magoadas se recebessem um email crítico e de mal gosto! Concordam?!
DIGO e REPITO: Se você NÃO GOSTOU do produto…eu já falei isso milhares de vezes…ENTRE em CONTATO com a loja parceira sobre o problema, aqui tem um post sobre como fazer isso! Se você ainda não viu o Vídeo de Parcerias, dá uma olhada nele que tem dicas maravilhosas. Negatividade atrai negatividade. Desse jeito, entrando em contato com a loja sobre o problema de não ter gostado do produto, você não precisa postar ou mentir sobre o mesmo. Seja sincera sempre e nunca minta aos seus leitores!
2- Produtos recebidos para fazer Sorteio: toda empresa que disponibiliza um produto para fazer sorteio, quer também ganhar divulgação através dessa parceria. Então, mais uma vez, tenha certeza de que você gosta da empresa antes de aceitar a parceria. Muita agente acaba se enrolando e aceitando uma parceria sem mesmo saber o que ela está oferecendo!
3- Dinheiro recebido para Publipost: Publipost é sim quando uma empresa PAGA para fazer uma campanha dentro do seu blog! Ele só entra no seu blog se você aceitar, da mesma maneira que você divulga as suas resenhas e sorteios, o publipost cai na mesma categoria de divulgação, porque a loja pagou por isso. Você não é obrigada, de maneira nenhuma, a fazer um publipost. Mas lembre-se que não tem mal algum em fazê-lo. Muitas blogueiras fazem, incluindo eu mesma, mas sempre identifico logo no cabeçalho, na entrada do post, que ele é publieditorial ou publipost. Sinalizar aos seus leitores sobre o que você está fazendo é sempre o caminho certo. Tenho certeza que eles irão apreciar a sua honestidade…e vamos ser sinceros que blogueiro também paga conta!! Mas sempre faça propagandas daquilo que você gosta…não adianta colocar comida de cachorro num blog de moda, não é?
4- Trabalhando com empresas que vendem o mesmo produto: Nós já fizemos um post aqui sobre isso também!! Vamos dizer que eu ganhei uma blusa de uma empresa, e que essa blusa é vendida em varias empresas…será que eu posso mencionar as outras empresas? NÃO, NÃO PODE…se a empresa lhe deu um produto, você deve mencionar apenas aquela empresa que lhe deu o produto. É super antiético ficar apontando várias empresas que vendem o mesmo produto, principalmente se a empresa parceira lhe deu um produto para resenhar.
Exemplo: se eu ganho um sapato, e eu uso esse sapato em vários looks do dia… toda vez que eu usar esse sapato, o link vai ser da loja que me deu de presente esse sapato. Eu JAMAIS posso colocar links que atraiam pessoas à outra loja, a não ser que seja aquela que patrocinou. Isso seria um respeito seu pela loja, e também uma forma ética e bom senso de divulgar as empresas que acreditaram no seu trabalho. Independente de quantas vezes você postar o produto, SEMPRE agradeça ou mencione sobre a parceria através de links.
5- Divulgação: A divulgação vai muito além de um simples post. Muitas pessoas pensam que você posta no blog e no Facebook, e seu trabalho está terminado. E ai que você se engana…divulgue várias vezes nas suas redes sociais, como Twitter, Face e Instagram e SEMPRE coloque a empresa parceira com o nome de usuário!! Assim ela pode te ajudar na divulgação e expor seu blog ainda mais para os seguidores da própria loja, podendo trazer até você ainda mais leitores. Gente, isso faz parte de NETWORKING…e quanto mais você cresce a sua networking, maior o seu blog vai ficando.
6- Metendo os pés pelas mãos: Ouvir uma crítica de uma empresa sobre seu trabalho não é nada fácil….mas o mundo dos negócios não é mil maravilhas, pelo contrário. Ele é cruel e às vezes machuca…e eu sei muito bem disso. Mas se você recebeu uma crítica de uma empresa parceira, pare, reflita e também pense do outro lado da moeda… sair por ai atirando, fazendo posts e desabafos, e gritar com a empresa que fez a parceria não vai adiantar nada…pelo contrário, esse tipo de atitude vai fazer com que a empresa fique ainda mais apreensiva com a sua atitude. Saber reconhecer os próprios erros é uma virtude!
7- Atitude é tudo: Ser profissional, responsável e ético é o que faz a diferença entre muitas blogueiras. Não queira ser melhor que os outros, seja humilde e, acima de tudo, respeite. Tem muita gente se achando só porque tem alguns “mil seguidores”. Existem milhares de blogs por ai…e eu posso te dizer que as empresas já estão saturadas de muitas parcerias furadas com blogueiras… e muitas acabam levando fama por causa de uma meia dúzia que se acha melhor que a outra. Então, não pise, não humilhe, porque você NUNCA sabe o dia de amanhã!!
Pois é, essas são apenas algumas das etiquetas que fazem, sim, uma grande diferença na hora que uma empresa vai fazer uma parceria.
O seu Blog é o seu canal de comunicação e você faz dele o que bem entender. Longe de mim ditar regras e falar para as pessoas o que deve ser feito…isso aqui são apenas experiências ganhadas e repassadas à você, assim vocês não precisam cometer os mesmos erros!
Espero que isso possa ajudar vocês de alguma maneira e também clarear mais dúvidas sobre parceria…um tema tão falado e que nos traz tantas perguntas e tantas dores de cabeça!!
CBBlogers by Ana
*imagens by luke.baldacchino
Facebook / Twitter / Pinterest / Instagram
Tags: Começando, Mundo do Blog, mundo dos negócios, segredos de sucesso
8 thoughts on “Etiquetas de uma Blogueira(o): Parte 2”
Deixe uma resposta
Leitores também acessaram:
-
Você já ouviu falar em jornada do cliente?
Há alguns anos as ações de Marketing eram 100% voltadas para o momento de decisão de compra do cliente. Com […]
-
Dicas para ter sucesso na estratégia de Marketing Digital
E para finalizar nossa série de artigos sobre Marketing Digital, confira cinco dicas essenciais para que o seu plano estratégico […]
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]
Adorei o post, tirou algumas duvidas que eu estava !
Arrasou tanto na parte 1, quanto na parte 2 das etiquetas! Infelizmente, tem muito(a) blogueiro(a) por aí se achando a última bolacha do pacote e fazendo tudo errado… ao invés de criar vínculos, estão fazendo os outros se afastarem. Parabéns pelo post!
Excelente texto, muito esclarecedor.
Ética e respeito sempre, pois a exposição é grande e um vacilo pode causar um grande estrago.
Parabéns!
Muito bom! Uma vez, em 2012, eu estive num encontro regional de Blogueiros aqui no Recife, organizado por um Instituto, o Barão de Itararé, inclusive haviam convidado o Paulo Henrique Amorim pro evento e ele, nem preciso dizer, arrebentou. Lá não foram discutidos assuntos como parcerias e essa coisa de como se relacionar corretamente com o fornecedor do item que vc vai divulgar, foram tratadas questões mais da parte jurídica, ou seja, como um blogueiro deve proceder para estar sempre dentro da lei em relação a conteúdos que publica, inclusive fotografias,não usar imagens indevidas, não se expressar de modo a provocar algum constrangimento a alguém, não infringir nenhum direito de outra pessoa, enfim.
Mas eu acho que tanto essas questões jurídicas q do evento que eu participei, quanto essas questões que foram levantadas no post, tem a ver com um assunto em comum. A seriedade do ofício de blogueiro. Eu costumo dizer entre os meus amigos, que blogueiro não é um trabalho (no sentido de carteira assinada, CLT, etc,) mas dá trabalho. E é essencial que um blogueiro que queira lançar seu blog com o objetivo de se destacar, de se tornar uma referência naquilo que faz, tem como dever se comportar do modo mais sério e profissional possível. E estas dicas só servem para alertar sobre a necessidade de um blogueiro se levar a sério. Pois só assim, ele terá respaldo.
Ana como sempre dando uma aula sobre parcerias !
Muito bom !
Foi ótimo ler esse post e perceber que me comporto exatamente como citado no post. Só é uma pena que as pessoas/empresas vejam blogs como números. As vezes é desanimador não ser um desses blogs com tantos mil seguidores. Vejo tanta gente que leva o blog de qualquer maneira, mas tem espaço por ter muitos seguidores. E também vejo muitos como eu, que batalham todo dia para aprender mais, para fazer melhor e não são vistos por não apresentarem números altos.
Obrigada por sempre compartilhar suas experiências !
Beijinho
Mari
questaodeq.com
Post muito bom. É sempre bom receber algumas dicas de como devemos agir. Eu, por exemplo, comecei agora no mundo dos blogs. Já tive vários, mas agora estou encarando meu blog de uma maneira mais sério, e vai ter horas que vou ficar perdido. Dicas valiosas que já tomei pra mim. Parabéns, post maravilhoso!
http://www.erickcorreia.com
Primeiramente, seja bem vindo ao CBBlogers e também ao mundo dos blogs, Erick.
Tenho certeza que você irá obter muitas e muitas dicas aqui na Comunidade.
Deixe seu comentário e sua experiência aqui conosco. Super beijo da Dani 😉
Gostei muito do post, tirei algumas dúvidas e está muito bem escrito!
Beijos.