Quando a Empresa não está Satisfeita com Meu Trabalho

O tópico de hoje é meio delicado e até mesmo quase depressivo, mas são situações que nós, profissionais blogueiros, temos que aprender a lidar e até mesmo aprender.
Muitas vezes a gente acha que está fazendo tudo certo e de repente recebe um email com a informação de que a empresa não está muito satisfeita com o trabalho que você vem desenvolvendo.
Aí você se sente chateada, magoada, confusa, podendo até mesmo entrar num ritmo de autodefesa e acabar colocando os pés pelas mãos… Já vi isso acontecer várias vezes e a pessoa acaba “agredindo” a empresa sem ao menos parar para pensar no que está acontecendo.
Primeiramente, acalme o seu coração! Ninguém disse que o errado é VOCÊ! Pelos menos não por enquanto…Vamos entender o lado da empresa e tentar consertar essa situação.
É claro que o que as empresas esperam das suas resenhas, sorteios e parceria de forma geral são vendas, divulgação e conteúdo inteligente! De nada adianta você pedir parceria para uma empresa e deixar o banner dela “esquecido” na lateral do seu blog, apenas ocupando espaço… então, a primeira coisa a fazer é avaliar a sua parceria e as suas postagens, e verificar se não existe nenhum erro da sua parte.
Lembre-se que as empresas estão cada vez mais exigentes, principalmente pela demanda diária de blogs solicitando parcerias. E, em meio a tudo isso, somente aqueles que realmente trabalham para a empresa acabam se destacando. Já falamos por aqui antes no post “Como Fidelizar uma Parceria”.
Vou citar aqui alguns itens que a empresa mais presta atenção assim que acessa o seu blog:
– Poluição visual (desde o banner inicial, até a quantidade de parcerias firmadas – se essas parcerias são somente dentro do seu conteúdo, ou se você faz parceria com tudo o que aparece na sua frente).
– Imagens nítidas, no tamanho ideal: sempre que fizer postagens, edite as fotos, e deixa-as sempre do mesmo tamanho. Esse negócio de uma foto pequena, uma média e uma grande, todas no mesmo post, não é legal. Se você quiser, pode fazer montagens com as fotos, com molduras interessantes, etc. Mas mantenha as fotos sempre do mesmo tamanho. E, de preferência, use fotos SUA… não somente “copiadas” da internet. Foto “fora de foco” também não é legal.
– Erros de português: todos nós temos nossos errinhos corriqueiros, daqueles que acontecem “de vez em quando”. Mas gente, errar o português em TODOS os posts é um ato fatal! Leia, releia, leia novamente, jogue no Word, faça a revisão ortográfica (caso não tenha Word, existem sites online que fazem correção ortográfica). Se vire nos 30, mas não cometa erros primários.
– Links de divulgação: uma das coisas mais importantes para uma loja são os links de divulgação da loja e seus produtos através dos seus posts. Já vi varias pessoas usando produto de uma loja para divulgar outra loja e isso é totalmente anti ético e nada profissional. Se você ganhou um produto de uma determinada loja, esse produto só pode ser usado para divulgar ESSA loja… Erro muito comum encontrado no mundo do blog. Não é porque você fez uma postagem que você já fez o seu trabalho, principalmente se você quiser continuar com parceria com aquela loja.
Eu sei que às vezes esses assuntos são repetitivos, e nós falamos isso por aqui exaustivamente. Porém, o que nós vemos é que, mesmo fazendo posts e reforçando isso sempre, muitos blogs ainda insistem nesses erros básicos.
Portanto, analise seu blog de ponta a ponta e faça uma auto avaliação… seja dura consigo mesmo… só assim a gente cresce e aprende a ficar melhor e melhor. Depois de ter feito isso, entre em contato com a empresa para poder analisar a situação. Dê algumas dicas e também peça algumas dicas. Às vezes, trabalhando como uma equipe de parceria, esse mal estar entre vocês, blog/empresa, poderá ser facilmente resolvido.
Não se sinta culpado ou triste por causa disso. Leve mais como uma lição do que “não se deve fazer”. E, aproveite o ano novo para repaginar o seu blog. Aqui no CBB estamos falando muito sobre isso, numa série feita especialmente para vocês, chamada RENOVAÇÃO!
Pense nisso… são dicas valiosas que nós damos para vocês melhorarem cada vez mais!
CBBlogers
One thought on “Quando a Empresa não está Satisfeita com Meu Trabalho”
Deixe uma resposta
Leitores também acessaram:
-
Dicas para ter sucesso na estratégia de Marketing Digital
E para finalizar nossa série de artigos sobre Marketing Digital, confira cinco dicas essenciais para que o seu plano estratégico […]
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]
Poxa Ana amei as dicas, bem sucinta e esclarecedora, parabéns pelo sucesso, que em 2014 você realize o que ficou pendente em 2013.