Meu Blog, Minha Empresa: Quem está bisbilhotando no seu blog?

Este post é parte da série “Meu Blog, Minha Empresa”, clique aqui para acessar os posts anteriores.
Como discutimos semana passada, com uma mensagem autêntica e única você pode fazer a diferença na vida da sua comunidade. Mas você realmente entende quem é a sua comunidade?
Acredite! Nem todo mundo é seu leitor ideal!
Considere a seguinte situação, você vê uma mulher idosa entrar na sua loja de sapatos, você tentaria vender um sapato Barbie salto alto a ela? Não. Isso é óbvio!
Quando você esta escrevendo, despejando o seu coração no seu post, tem que ser ÓBVIO quem é o seu publico, senão você acaba falando com você mesmo.
Mas porque é importante saber quem é seu público alvo?
[inlinetweet prefix=”” tweeter=”” suffix=”@CBBlogers”]Você sabia que demora apenas 3 segundos para conquistar ou espantar os seus leitores?[/inlinetweet] É verdade! Pode tweetar!
Quando você conhecer o seu público alvo detalhadamente, você entenderá o que eles estão a procura e, com essa informação, você poderá posicionar seu conteúdo com um foco nesta comunidade. Para ser líder no mercado, o impacto no seu publico alvo tem que ser imediato.
Vamos dizer que você está a procura da melhor torta na região da Lapa-SP. Procurando online, você se depara com uma foto deliciosa de torta de frango em um post falando de um barzinho de lá, da Lapa. Você da uma fuçada no blog e descobre que este blogueiro dedicou-se por um ano a testar e classificar as melhores tortas vendidas em lugares diferentes de SP. Você iria fazer qualquer outra busca? Provavelmente não. Sera que esse blogueiro é o melhor para classificar tortas? Talvez não, mas ele se posicionou de uma maneira que parece ser, pronto! O conteúdo de qualidade dele teve um impacto imediato, que ganhou o seu respeito e a sua audiência.
Alem disso, uma das outras grandes vantagens de entender as demandas do seu público, é que você pode moldar o seu conteúdo em produtos diferentes como e-book, parcerias em outros sites, palestras, treinamento, consultoria, etc., expandindo suas fontes de renda.
Mas como faço para achar o meu público alvo?
1- Comece pelo público que já esta presente na sua página, tenha uma conversa franca com eles.
2- Analise os conteúdos mais populares já publicados.
3- Identifique coisas básicas como; sexo, idade, educação, localização geográfica, de onde eles acessam seu conteúdo (casa, trabalho, escola) e tipo de blog. O Facebook e Google Analytics podem lhe ajudar.
4- Crie um perfil de quem realmente está tirando proveito do seu conteúdo.
Deixe sua mensagem ter um impacto nas pessoas que realmente contam, e não perca o seu tempo com o resto.
Essa semana vamos então fazer o perfil do seu público alvo? Use as dicas acima e crie uma pessoa fictícia, com exatamente os dados que você descobriu. Ter essa pessoa em mente toda vez que escrever pode ser exatamente o link que esta faltando entre o seu processo criativo e o seu lucro.
Como sempre, a melhor parte da conversa acontece agora, nos comentários. Então me diz, que processo você usou? Alguma característica lhe surpreendeu? O seu público alvo era exatamente quem você tinha em mente? Você deu um nome a sua pessoa fictícia? Qual a maior dificuldade em entender o que a sua comunidade realmente quer do seu blog?
CBBlogers by Juliana
Essa é a mais nova série do CBBlogers “Meu Blog, Minha Empresa”. Fiquem ligados porque na próxima semana estaremos falando sobre como tornar seus sonhos em realidade.
Qualquer Cópia dessa Matéria ou Intensão de um Post sobre o Mesmo Assunto Será tratado como Plágio e nós estaremos tomando as providências contra esse ato através de processo judicial.
2 thoughts on “Meu Blog, Minha Empresa: Quem está bisbilhotando no seu blog?”
Deixe uma resposta
Leitores também acessaram:
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]
Oi, estou no início e meu blog ainda nem está pronto, mas tenho DEVORADO todos os artigos de vcs e tenho me identificado muuuito.
Minha pergunta é a seguinte: o que é e-book??
OBRIGADA!!
Para focar no meu publico alvo, eu faco uma pesquisa de publico e deixo disponivel no site