Estudar pela Internet

Oi pessoal! Como vocês devem saber, eu sou estudante da Universidade Federal de Pernambuco, começando o segundo semestre do curso de Rádio, TV e Internet. Num post anterior eu falei da trabalheira que dá conciliar os horários e organizar os estudos. Então eu tive pensado em escrever um post com alguns toques sobre a questão do estudo pela Internet.
A Web pode usada como uma maneira muito legal de você estudar. Fixar melhor o que viu em sala de aula, junto com os professores, lembrar pontos dos assuntos que não ficaram muito claros durante as aulas, ou até mesmo de aprender um assunto novo.
Mas a Internet também pode ser uma fonte inesgotável de distrações: Vídeos, jogos, música, etc. Sem falar nas redes sociais onde você pode passar horas conversando com amigos, vendo aquelas imagens engraçadas que as pessoas postam. Enfim…
Então, o principal nisso tudo é saber se programar para que o estudo na Web realmente te ajude a lidar melhor com os trabalhos e provas, por que senão, pode atrapalhar, e muito.
Se você vai estudar, não deve se distrair. Tem que resistir à tentação de abrir um site ou qualquer outro material que não seja aquele pelo qual esteja estudando. Não adianta nada estar lendo um arquivo em PDF, por exemplo, e com um site que não tenha nada a ver com o assunto, minimizado lá no cantinho, e, a cada cinco minutinhos, abrir o site, ficar se distraindo e achar que isso não vai atrapalhar em nada o aprendizado. Olha que vai sim, hein!
Ninguém aqui está está dizendo que redes sociais, vídeos e chats são prejudiciais. Você pode usá -los numa boa. Mas tem que saber organizar tudo na cabeça. Se vai estudar, ler um texto ou assistir a um vídeo com o assunto da aula, você deve procurar fazer apenas isso e nada mais. Separe um tempo de seu dia pra estudar e outro período de tempo pra se distrair, até porque a distração é necessária.
E é aí que entra outro ponto: Cuidado com o tempo. Se você estuda e aí parte pra redes sociais, vídeos, etc… sem se dar conta do tempo, ele vai passando e quando você vai ver já é tarde da noite. Evite isso! Assim como tem que ter um tempo estabelecido pra estudar, também tem que ter horário limite pra se divertir. Ficar até altas horas da madrugada na Internet, dormir pouco e chegar na sala de aula morto de cansado sem conseguir prestar atenção no assunto pode ser extremamente prejudicial não só ao seu rendimento escolar como à sua saúde.
A palavra – chave dessa questão toda é organização. Você tem que se empenhar em achar um jeito de conciliar os horários de lazer e estudo na Web. Comece a dar os primeiros passos, veja o que dá certo e aproveite a internet com o que ela tem pra te oferecer de conhecimento e informação úteis para seu sucesso escolar.
CBBlogers by Leonardo Chaves
Facebook / Twitter / Pinterest / Instagram
fonte: www.mundovestibular.com.br
imagem via: educacao.uol.com.br
Tags: news
Leitores também acessaram:
-
Você já ouviu falar em jornada do cliente?
Há alguns anos as ações de Marketing eram 100% voltadas para o momento de decisão de compra do cliente. Com […]
-
Dicas para ter sucesso na estratégia de Marketing Digital
E para finalizar nossa série de artigos sobre Marketing Digital, confira cinco dicas essenciais para que o seu plano estratégico […]
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]