Formatos de mídias pra Web – Imagens

Oi pessoal! E aí, como passaram a Páscoa? Pra mim foi tudo tranquilo.
Vamos conversar um pouco sobre imagens na Internet. Você já percebeu que existem vários tipos diferentes de imagens usadas das maneiras mais diversificadas? Tem os gráficos, que são usados principalmente pra ilustrar notícias, dados estatísticos, etc… as fotografias e aquelas imagens que parecem videozinhos, em que há uma figura qualquer se movendo repetidamente.
Sabia que existem vários métodos de se produzir imagens? Mas como assim? Se todas elas são imagens, por que é que tem vários tipos e métodos? O que é que tem de diferente uma da outra?
Os formatos mais usados na Internet são o Bitmap, o GIF, o PNG e o JPEG. Existem outros, mas esses são os mais populares. Vamos ver:
BMP – Abreviação de Bitmap, foi um formato pra imagens desenvolvidos pelas empresas Microsoft e IBM.
É um formato usado principalmente pra fotos de alta resolução. O que faz com que, de acordo com a quantidade de detalhes na imagem, o arquivo fique mais pesado. Por isso, não é muito bom que seja usada em imagens pra blogs, por exemplo, pois torna o carregamento da página mais lento.
GIF – Ao contrário do Bitmap, o GIF não deve ser usado pra fotos, aliás, nas câmeras fotográficas nem tem esse formato como opção, pois ele tem uma resolução muito baixa. Ele lida melhor com cores puras, por isso mesmo, é mais indicado pra se usar na Web em botões, ícones, setas, etc…
Uma característica desse formato é que ele permite a criação de animações, os tais “videozinhos” que eu falei no começo. Quando colocadas várias imagens em sequência num mesmo arquivo pode – se gerar a impressão que elas estão em movimento. E aí temos os chamados “gifs animados”. Existem alguns sites que você pode usar pra criar os seus próprios gifs animados, clique aqui e veja.
PNG – Também é bastante usado na web. Tem características semelhantes ao GIF quanto ao peso do arquivo e a capacidade de gerar formar fundos transparentes, porém, os Portable Network Graphics têm uma qualidade de resolução maior do que a do outro formato. Podendo comportar 16,8 milhões de tonalidades.
JPG é uma abreviatura de Joint Photographic Experts Group, (Junta de Especialistas em Fotografia), uma equipe de especialistas em computação gráfica e fotografia que desenvolveu esse padrão pra fotos. Esse tipo de arquivo é usado largamente em fotografias online.
Bom, esse é um assunto bem mais extenso e cheio de detalhes técnicos, mas basicamente é isso. Cada tipo de imagem tem a sua função na Internet. Você que faz blog deve sempre ficar atento pra escolher as imagens mais adequadas pra que a sua página sempre fique bem acessível e interessante.
CBBlogers by Leonardo Chaves
Facebook / Twitter / Pinterest / Instagram
Fonte: Guia de fotografia Digital – Sílvio Ferreira. Editora Universo dos Livros
Imagem via: blogs.pop.com.br/tecnologia
Tags: dicas tech, fotografia, imagens
Leitores também acessaram:
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]