Serie Meu Blog, Minha Empresa: Saiba porque espantar alguns leitores deve ser sua missão

Este post é parte da série “Meu Blog, Minha Empresa”, clique aqui para acessar os posts anteriores.
O caminho de sucesso para o seu blog está traçado, seu publico alvo foi determinado, e a sua voz autêntica começou a fazer efeito. Oba! Você está com a faca e o queijo na mão! Mas, os leitores ainda estão confusos quando entram no seu blog? Ainda está difícil direcioná-los aos produtos que você criou e disponibilizou no site?
Vamos tentar o seguinte: declare a sua missão!
Nossa… agora a porca torceu o rabo!!! Não torceu não, vou te ajudar.
Toda empresa tem que declarar sua missão, dê uma olhada no site de qualquer empresa. Por exemplo, a missão da Forever21, loja que acabou de chegar ao Brasil, é conhecida como “always changing and always in style” (sempre mudando e sempre na moda).
É importante não só declarar uma missão para o seu blog, mas também deixar essa missão claramente exposta para a sua comunidade.
Por que?
Com essa missão os seus leitores poderão rapidamente acessar o coração da sua empresa, ajudando a construir o seu brand.
Não só isso, mas essa frase irá ajudar a atrair leitores de qualidade e espantar leitores que não estão interessados no seu conteúdo.
Espantar leitores?
Sim, eu sei. Espantar leitores não é uma coisa que muitos blogueiros tem como objetivo. Mas, [inlinetweet prefix=”” tweeter=”” suffix=””]você sabia que a maior causa de falência de blogs é não conseguir atrair leitores que se identificam com o conteúdo? É verdade,[/inlinetweet] pode tweetar.
Então ser objetivo e usar suas energias para focalizar nos leitores de qualidade vai fazer a diferença!
Abaixo estão algumas dicas para declarar sua missão numa frase perfeita.
Primeiro, a missão tem que ser uma frase curta e sucinta, com a perspectiva do leitor, e deve se encaixar com a visão que você tem para o blog.
Para identificar sua missão responda a três perguntas chaves:
1- O que eu faço?
2- Como transmito isso ao seu leitor?
3- Por que eu faço isso?
Por exemplo, o AnaInStyle é um site de fashion sobre a Ana, acho que você já viu ela por aqui ;). O nome do blog é bem direto, porém se ela quisesse ser ainda mais explícita, ela poderia adicionar sua missão.
Aqui está uma missão que inventei baseada no trabalho dela.
“Fotos de qualidade direto do meu closet para inspirar o look diário de mulheres antenadas na moda”.
Boom! 3 segundos e eu, como leitora, tomei minha decisão se me encaixo no perfil do blog dela ou não.
Além dos leitores, patrocinadores também vão achar seus produtos mais facilmente.
Um dos produtos do AnaInStyle por exemplo é um lookbook. Se eu estivesse em busca desse serviço, iria notar rapidamente suas qualificações, não só pela missão, mas também pela qualidade da fotografia, e a comunidade antenada à moda e arte.
Caso o nome do seu blog não seja específico a sua missão, eu sugiro que você escreva sua missão logo abaixo do nome do seu site.
Note como a Angela do OhSheGlows usou a missão para guiar leitores. No caso dela foi importante fazer isso pois ela é muito conhecida por criar receitas veganas, mas a missão dela é fazer as leitoras brilharem de dentro para fora… o blog dela abrange mais do que receitas.
O ser humano é muito sensível. Com a concorrência de tantos blogs e o pouco tempo que todo mundo tem para ler, temos que ajudar os leitores a focalizar e entender a nossa missão rapidamente.
Como sempre, a melhor parte da conversa acontece agora, nos comentários.
Então me diz, o seu blog tem um nome que não relacione com a sua missão? Conseguiu resumir em uma frase curta a sua missão? Quais outros blogs que você lê que usam uma missão para direcionar leitores?
Quer dicas diárias de como tornar seu blog em uma empresa, siga-me no @juliana_dio
CBBlogers by Juliana
Essa é a mais nova série do CBBlogers “Meu Blog, Minha Empresa”. Fiquem ligados porque na próxima semana estaremos falando sobre finanças.
Qualquer Cópia dessa Matéria ou Intensão de um Post sobre o Mesmo Assunto Será tratado como Plágio e nós estaremos tomando as providências contra esse ato através de processo judicial.
Tags: Mundo do Blog, mundo dos negócios
5 thoughts on “Serie Meu Blog, Minha Empresa: Saiba porque espantar alguns leitores deve ser sua missão”
Deixe uma resposta
Leitores também acessaram:
-
Você já ouviu falar em jornada do cliente?
Há alguns anos as ações de Marketing eram 100% voltadas para o momento de decisão de compra do cliente. Com […]
-
Dicas para ter sucesso na estratégia de Marketing Digital
E para finalizar nossa série de artigos sobre Marketing Digital, confira cinco dicas essenciais para que o seu plano estratégico […]
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]
ótimo post, estou criando meu blog, já comprei alguns equipamentos para começar “bonito” Resumi meu Blog em “Bonita e Charmosa”. Com esse nome que escolhi acho que já consigo direcionar meu leitor….Gostaria de sua opinião! Beijos, amei o conteúdo desta matéria!!!
Aqui no CBB você vai encontrar muita coisa legal!!!
Beijos
Bom eu nunca havia pensado nisso antes e achei genial…
Mas ainda não consegui pensar em uma missão simples e completa.
Por que trato de assuntos variados e o blog leva o nome de TINA FALANDO.
Oi Martina!! É muito simples, veja só:
A visão é onde você quer chegar, sua meta digamos assim.
A missão é o que você faz e para quem você faz, pense em todo o seu trabalho com o blog e rapidinho você chegará a uma conclusão.
E os valores são os pontos que movem o seu trabalho.
Beijos e boa sorte!
Nossa, nunca tinha pensando nisso.
E nao faco ideia de qual é minha missao 🙁