HOAX – parte 2

Oi gente! Hoje vamos continuar a conversa sobre o boato, ou o HOAX. No post anterior, eu mostrei o que é um boato e como ele pode ser perigoso. Agora, vamos ver como se pode identificar um HOAX e evitar sua propagação.
Você, assim como eu e muita gente gosta de navegar nas redes sociais, não é? Então já deve ter notado aquelas imagens com textos de mensagens de variados conteúdos.
Algumas mensagens vem com afirmações de “autoridades no assunto” que está sendo propagado, seja um médico, um artista renomado etc. geralmente são frases de impacto, escritas em letras maiúsculas (caixa alta) em cores fortes, excesso de exclamações. Tudo isso para tentar desesperadamente chamar atenção e dar um ar mais verdadeiro ao boato.
É óbvio que nem todas aquelas mensagens compartilhadas nas redes sociais são boataria. Há mensagens de motivação, trechos de pensamentos de autores, que não tem nada a ver com boatos. Como já foi dito, o boato é aquele tipo de mensagem que procura chamar atenção, que apela pra alguma ação, que parece pedir algo insistentemente.
Então, o que fazer pra identificar boatos e não acabar, completamente fora da sua vontade, prejudicando alguém?
Se você vir alguma mensagem na rede social com uma notícia bombástica que diga, por exemplo, que existe a ameaça de uma doença se espalhar ou que no dia seguinte vai ter uma greve que vai parar tudo na cidade, desconfie.
Notícias importantes são divulgadas pela imprensa ou por blogs especializados. As pessoas podem e devem dar opiniões, mas se uma notícia está sendo compartilhada pelo Facebook e não está em algum site da imprensa, é praticamente certo que aquilo é um boato. Por isso, não compartilhe mensagens que tenham uma aparência de notícia mas não contenham fonte ou que você não ache nada correspondente ao conteúdo dela no Google, por exemplo.
Vamos contribuir para ter conteúdos de mais qualidade na Internet, que acrescentem algo de bom para todos e não que causem tristeza e danos em pessoas inocentes. A gente tem que criar o hábito de verificar se o que estamos lendo é verídico mesmo e compartilhar conteúdos de forma responsável. Assim, podemos ajudar a diminuir os boatos na Web.
Até semana que vem com algumas considerações finais sobre o HOAX.
CBBlogers by Leonardo Chaves
Facebook / Twitter / Pinterest / Instagram
Fonte: www.infowester.com
Imagem via: marketingaholic.com
Tags: Mundo do Blog, redes sociais
Leitores também acessaram:
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]