A camisa azul do Brasil

E aí pessoal, beleza?! Curtindo a Copa do Mundo? Vamos que vamos com a nossa seleção rumo ao hexa!
Hoje é dia de falar mais um pouco sobre as curiosidades e histórias da camisa da seleção brasileira.
No post anterior, eu contei pra vocês como é que apareceu a camisa amarela, a “canarinha” mais famosa e respeitada do futebol mundial. Mas o Brasil também tem um segundo uniforme com a camisa azul e essa camisa apareceu de uma forma bastante interessante na história da nossa seleção.
Na Copa da Suécia, em 1958, as coisas foram dando muito certo para a seleção, o Brasil foi avançando na competição, ganhando os jogos e, pela segunda vez na história, chegou a uma final de Copa do Mundo.
Era a oportunidade de exorcizar de vez o fantasma da Copa perdida em 1950, em pleno Maracanã, no RJ. O Brasil contava com time cheio de craques e um destaque de 17 anos que jogava pela primeira vez numa Copa do Mundo: o Pelé.
O adversário seria a equipe da Suécia, dona da casa, que contaria com o apoio de sua torcida e muito mais: A camisa da Suécia era amarela como a do Brasil e a organização da Copa decidiu que os suecos jogariam com sua camisa amarela na final, a seleção teria que jogar com uma camisa de outra cor. Acontece que a delegação da seleção até tinha levado para a Suécia jogos de camisas azuis e brancas mas essas camisas tinham sido usadas em treinos e não estavam com a numeração oficial nem com o escudo. Portanto, a delegação teria que se virar pra arranjar camisas pra seleção jogar a final.
Paulo Machado de Carvalho, que era o chefe da delegação brasileira, mandou o roupeiro e outros funcionários da delegação até um subúrbio de Estocolmo, capital sueca, lá eles compraram um lote de camisas azuis e viraram noites no hotel da seleção, não só ajustando as medidas, como também costurando os números e o escudo em cada camisa.
Quando o trabalho todo terminou, os jogadores foram ver os novos uniformes. Muitos deles ficaram com receio de jogar sem a “amarelinha” com a qual tinham jogado todos os jogos da Copa. Aí o Paulo Machado de Carvalho, que era católico, disse que eles não precisavam se preocupar, pois o azul era a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida.
No dia 29 de junho de 1958, em plena capital da Suécia, a seleção, jogando com as camisas azuis, foi campeã do mundo pela primeira vez na história, vencendo a Suécia por 5 a 2.
Esse foi portanto, o primeiro título da nossa seleção. Começava a história vitoriosa do Brasil em Copas do Mundo.
Vamos torcer juntos para que agora em 2014 venha mais um título. Rumo ao Hexa, Brasil!
CBBlogers by Leonardo Chaves
Facebook / Twitter / Pinterest / Instagram
Fonte: mariomarcos.wordpress.com
Imagens: globoesporte.globo.com
Acervo
Tags: copa do mundo, news
Leitores também acessaram:
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]