Você provavelmente está fazendo papel de bobo

Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e receba todas as novidades e informações em primeira mão!
Quando recebemos uma proposta de publipost, geralmente, ficamos tão felizes que não nos atentamos que aquilo na verdade pode ser uma grande furada para o blog.
Há algum tempo escrevemos aqui no CBBlogers uma série sobre a venda de links e como isso poderia prejudicar o seu trabalho. Mas acontece que ainda hoje uma infinidade de blogueiros desconhece esse assunto. Resolvemos fazer um update do post e convidamos a continuar a leitura até o final, pois esse é um assunto importantíssimo!
O que é?
Um esquema desonesto em que a empresa quer colocar um link no seu site sem que ele seja marcado com a tag “non-follow”. Isso porque quanto mais links a empresa tiver sem essa tag, mais ela vai subir no ranking de sites de pesquisa burlando o sistema do Google de colocações de posicionamento das páginas na web.
Muitas vezes uma marca oferece um valor 3 vezes por um publipost que apenas faça essa inserção do link em seu blog.
Vale a pena?
NÃO! O Google deixa bem claro que blogs que participam desse esquema serão punidos da mesma maneira que as empresas. Podendo até deletar o seu blog permanentemente! E não adianta argumentar que você não sabia disso ou qualquer coisa do gênero. Por isso é tão importante estar atento a todos os detalhes!
Como não entrar nesse esquema?
É fácil! Todo post que você fizer e incluir algum link que seja de empresas patrocinadoras ou parcerias, você precisa marcar a caixinha de “non-follow”. Veja como fazer isso a seguir:
Para usuários do Blogger:
Selecione o texto que deseja inserir o hyperlink. Ao abrir a janela você irá inserir o endereço da empresa na caixa de Web address e clicar na caixa de Add ” rel=nofollow” attribute
Para usuários do WordPress:
O caminho mais fácil e fazer o download no plugin que ajuda você a administrar essa tag.
OBS: Os “nofollow” plugins podem ser encontrados na página do wordpress.org site. Aqui no CBB nós usamos o plugin do Ultimate Nofollow, e normalmente nós fazemos assim:
Insira o link na caixa do URL, coloque o nome da empresa na caixa do Título, marque “abrir link em uma nova janela” e clique em “add rel=”nofollow” to link”. Atualize e estará pronto!
Seguindo esses pequenos passos de adicionar o “no-follow” nos links do blog você estará se protegendo do esquema de “venda de links” e estará seguindo as normas do Google, evitando ser penalizado.
Queremos saber: alguma empresa já pediu a você para “não” adicionar a tag de “no-follow”? Deixe nos comentários e vamos trocar mais dicas e experiências! Beijos e até logo.
CBBlogers
Facebook / Twitter / Pinterest / Instagram
Tags: Mundo do Blog, profissão blogueiro
9 thoughts on “Você provavelmente está fazendo papel de bobo”
Deixe uma resposta
Leitores também acessaram:
-
Você já ouviu falar em jornada do cliente?
Há alguns anos as ações de Marketing eram 100% voltadas para o momento de decisão de compra do cliente. Com […]
-
Dicas para ter sucesso na estratégia de Marketing Digital
E para finalizar nossa série de artigos sobre Marketing Digital, confira cinco dicas essenciais para que o seu plano estratégico […]
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]
Eita, quando eu vou fazer alguma Whislist no blog, sempre coloco o link pra pessoa poder comprar caso tiver interesse. E eu nunca marco essa caixinha. 🙁 , vou passar marca a agora.
CHOCADA! Não sabia disso! Vou ficar mais atenta!
Não sabia disso! Foi muito legal esse update. Muito obrigada.
Ficarei atenta e passarei a fazer isso em todos os links.
Também desconhecia isso! Obrigada pela informação tão simples e de grande importância!
Hevelyn, que dica boa! Eu não sabia disso, acredita? Aff.
Instalei o plugin e ele automaticamente acionou a opção “no follow” nos meus posts que já haviam sido publicados. É assim mesmo? Ele faz automático?
Até os links que eu coloco para o meu próprio blog devem ser “no follow”? Linkando posts relacionados.
Beijos 🙂
Certa vez uma empresa gringa disse que não teria como monitorar meu post se eu colocasse no-follow. Pode isso? Bem cara de pau
Não comecei a fazer publipost ainda, mas adorei saber disse para não cometer essa desonestidade e continuar com meu blog <3 Haha. Obrigado Hevelyn!
Oi então deixa eu ver se entendi caso faça um post com indicações de lojas e não seja publipost não precisa por no follow é isso?
Qualquer postagem que tiver um =link que não indique seu proprio blog, voce coloca o nofollow