Não sinalizar uma publicidade pode acabar com seu blog

Olha o puxão de orelha CBB aí, minha gente!!! Sabe pai e mãe que vivem repetindo a mesma coisa para você? Pois é… é mais ou menos isso o que vamos fazer hoje. Provavelmente você já leu em outros artigos do nosso site que não sinalizar uma publicidade é errado e pode te queimar bastante na blogosfera. Mas muito além de politicamente incorreto, é também ilegal! Nossa equipe leu um artigo sobre as mudanças nessa área que já estão acontecendo nos Estados Unidos, e resolvemos trazer para vocês esse conteúdo.
Sugestão de leitura: Time to clean up the “influencer” market
Mesmo após tantos anos do surgimento dos blogs, ainda existem empresas que acreditam cegamente que uma publicidade sinalizada não vai trazer retornos tão bons quanto a famosa “dica de amiga”. Por assumirem uma postura imatura como essa, acabam colocando em risco não apenas a reputação da própria marca como também a imagem do blogueiro.
Já perceberam na quantidade de perfis de fofocas que estão dispostos a escancarar isso? A famosa “Blogueira Shame” era um grande exemplo que estava sempre expondo as blogueiras aos 4 ventos!
Pense na relação entre você e sua melhor amiga: você confia em tudo o que ela te indica, pela confiança que ganhou ao longo dessa amizade. Certo? Imagina se um dia você descobre que tudo o que ela te disse era apenas interesse pessoal. A confiança não seria a mesma, você sempre teria um pé atrás quando ela te falasse alguma coisa. E é EXATAMENTE isso o que acontece com o leitor!
Os leitores de sites, portais e blogs já sabem que esses são veículos de comunicação e que possivelmente vão dar de cara com alguma publicidade ali no meio. Alguns talvez sejam mais resistentes que outros para esse tipo de conteúdo, mas o que cabe a você (blogueiro) nessa situação? Abusar da criatividade e fazer um publi interessante, bem feito, chamar a atenção das pessoas. Assim fica mais fácil manter a audiência e evitar que:
- Sua credibilidade caia por terra;
- Que seus leitores tomem birra de você;
- Que sua publicação seja denunciada como conteúdo não sinalizado;
- Que você seja notificado pelo Conair;
- Que marcas sérias não queiram vincular seu nome ao delas;
E diversos outros fatores que já aconteceram e continuam ocorrendo diariamente com blogueiros que não são transparentes! Gente, transparência é a palavra principal quando você resolve se tornar um formador de opinião.
Logo na recepção de uma das principais rádios de Minas Gerais tem uma frase que resume a honestidade de um comunicador (e blogueiro é sim comunicador!):
“Nós vendemos espaço, não vendemos opinião” – Januário Carneiro, fundador da Rádio Itatiaia
É muito fácil querer ser tratado e respeitado como “mídia” quando se quer conseguir credencial para aquele evento super bombado, como semanas de moda, feiras de beleza, etc. Muitas pessoas enchem a boca para dizer que blogueiro é profissão, que é um veículo de comunicação quando lhe convém. Mas quando é para agir com tal seriedade na hora de fechar uma publicidade se colocam numa postura de “coitado” e dizem: “não é tão sério, é só um blog”.
Já parou para pensar em COMO você está propagando o seu nome com essa postura? Continue não levando seu trabalho com a seriedade que ele precisa e você jamais será reconhecido da forma que deseja. Sabem por que? Pelo motivo mais clichê, porém mais real de todos: você colhe aquilo o que planta! E o dia a casa vai cair. Beijos e até logo!
Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!
Tags: Ganhando Dinheiro, Mundo do Blog, mundo dos negócios, profissão blogueiro
5 thoughts on “Não sinalizar uma publicidade pode acabar com seu blog”
Deixe uma resposta
Leitores também acessaram:
-
Dicas para ter sucesso na estratégia de Marketing Digital
E para finalizar nossa série de artigos sobre Marketing Digital, confira cinco dicas essenciais para que o seu plano estratégico […]
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]
Muito bom o conteúdo da postagem, ser transparente sempre, esse é o lema.
Penso da mesma forma. Acredito e pratico a ética e a transparência em minhas matérias.
Gostei muito do post! Sinalização tem que ser feita mas continuo vendo blogs bem visitados sem utilizar este critério em seus publi editoriais. Bj Lucia
Sim…transparência temos que ter sempre!
Gente, eu nem sabia que essas questões existiam. Muito bom!!! Agora deixa eu tirar uma duvida: isso é aplicado para qualquer tipo de post como, roupa, sapato, bolsa, acessórios, e etc? Porque só vejo as postagens de comida, indicação de um curso ou coisas desse tipo com a #publi,