WordPress X Blogger: qual usar?

22 de fevereiro de 2017

13 thoughts on “WordPress X Blogger: qual usar?

  1. Nós usamos o WordPress. Foi difícil no início, mas aos poucos entendemos como ele funciona. Uma dúvida sobre os plugins: conseguir instalar os plágios seria só pra layouts pagos? Ou no formato free também é possível? Tentamos instalar diversas coisas e não foi possível… Se puder esclarecer agradeço muito! Obrigada!

    1. Acho que posso ajudar nisso! hehehe

      Então, o WordPress tem duas plataformas: o WordPress.com e o WordPress.org.

      No WordPress.com você tem a opção de criar seu blog free (que fica com o nome de registro seublog.wordpress.com) ou você tem a opção de ir comprando adicionais pra deixar seu blog/site mais “profissional”. Muita gente termina evitando usar a plataforma paga do WordPress.com porque ela termina saindo mais cara pra tudo: você paga a mais por um domínio, por um layout, pra conseguir instalar alguma coisa nova no seu blog. A opção free, por exemplo, não te permite instalar plugins, temas, nada. Mesmo que você registre um domínio pago na plataforma WordPress.com, você ainda assim não vai poder instalar, justamente pra “forçar” a pessoa a comprar outros adicionais.

      O WordPress.org é uma plataforma diferente do WordPress.com. Na verdade, a empresa WordPress cuida diretamente da parte “.com” e deixa a comunidade de blogueiros/profissionais digitais cuidar da “.org”. O Wp.org é uma plataforma gratuita: eles oferecem vários temas, plugins, layouts, enfim tudo. E o mais importante: oferecem os arquivos de instalação. Sim, pra você usar o Wp.org você baixa uns arquivos que vão ser hospedados num servidor de hospedagem que você contratar. Na prática, você termina pagando pelo servidor de hospedagem e seu domínio, mas tem total liberdade pra gerir seu blog/site, já que você não tem vínculo direto com o wp.com e todos arquivos do wordpress.org são fornecidos pra você sem custo.

      Em resumo:

      Se você tiver usando o wordpress.com de forma gratuita, você não vai conseguir instalar os adicionais.

      Se você tiver pagando pelo seu domínio no wordpress.com, você também vai ter que pagar pra conseguir ter acesso aos adicionais. Nessa opção, é como se você fosse pagando pelas coisas “a mais” que quer por no seu blog, e a empresa WordPress fornece uma hospedagem “gratuita”, como se eles cuidassem do funcionamento do seu blog.

      Se você usar o WordPress.org, você vai ter que pagar por uma hospedagem independente e um domínio, mas tem total liberdade de criar, manusear e cuidar do seu blog, já que ele vai tá sendo hospedado por uma empresa independente do WordPress. Nesse caso, como disse, você tem acesso aos arquivos pra montar seu blog de maneira free, mas gasta com a hospedagem/domínio pra “fazer o negócio funcionar”.

      Espero ter ajudado! (desculpa o textão hahaha)

      1. Oi Diego! Nossa, pena que só vi hoje, mas SUPER ajudou! Obrigada de verdade pelo esclarecimento e adooooooro textão hahahah Abs. Priscilla (Cozinha para Mortais)

      2. Oi Diego! Nossa, pena que só vi hoje, mas SUPER ajudou! Obrigada de verdade pelo esclarecimento e adooooooro textão hahahah Abs. Priscilla

  2. Oi, Kauany! Eu acabei de montar um Blog no Blogger e tinha exatamente essa dúvida. O que me motivou a optar pelo Blogger foi porque eu só uso e-mails do Gmail, então, achei que isso facilitaria meu acesso, compartilhamento, etc etc. Sabe como é… Ele é do Google. Você acha que isso procede?
    Uma observação que gostaria de fazer é que realmente o Blogger parece abandonado porque eu já tive um blog lá e parei por volta de 2008. Voltei agora e as configurações são quase as mesmas. Parece que não aperfeiçoaram nada, não investiram…
    Agora minha sugestão de pauta é: Como pegar seu blog no Blogger e despejá-lo no WordPress? rsrsr
    Obrigada e um abraço,

    1. Olá Denise, tudo bem?
      Poxa, essa questão mais técnica eu não sei te responder… Mas vou tentar vir com um post técnico pegando dicas de quem entende muito sobre o assunto, combinado? Porque isso geralmente quem faz são os programadores!
      Enquanto a usar blogger, eu acho que realmente compensa você mudar. O WordPress oferece muitas mais funções profissionais, e realmente, o blogger ficou pra trás!
      Desculpa por não saber resolver a sua dúvida, beijo!

    1. Ela não responde! Postei no dia 22 de fevereiro, depois disso, ela já esteve aqui no blog com post novo e não respondeu. Já cancelei minha inscrição para esse blog.

    2. Olá Anna, tudo bem? Vou te responder o que respondi no comentário acima:
      Essa questão mais técnica eu não sei te responder… Mas vou tentar vir com um post técnico pegando dicas de quem entende muito sobre o assunto, combinado? Porque isso geralmente quem faz são os programadores!

      Desculpa por não saber resolver a sua dúvida, beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Me segue lá no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.