Descobrindo o seu público

Não é de hoje que nós falamos sobre a importância de você conhecer o seu público, certo? E cá estou mais uma vez para bater na mesma tecla. Se você não conhece quem te acompanha, é difícil você saber que tipo de conteúdo criar para que seu público queira consumir. As vezes nos sentimos meio perdidos quando falamos de nicho, pois o fato de falar sobre tudo um pouco tomou conta da internet, mas hoje vou facilitar um pouco a sua vida, rs! Vamos as dicas?
Pergunte
As enquetes do instagram e a aba de comunidade do seu canal estão aí para isso. Pergunte sempre para o seus seguidores que tipo de conteúdo eles querem ver, que vídeos eles sugerem para que você grave, que horário é melhor para eles… Temos vários meios que nos ajudam para que o publico interaja e responda, então use eles! Mas use mais de uma vez, pergunte sempre. Não é todo mundo que vai ver se você perguntar uma vez só.
Faça testes
Sabemos que mesmo que você faça o público decidir, não é sempre que eles vão colaborar na hora que você for postar os conteúdos. Além disso, você também precisa contar com o algoritmo das redes sociais, e com as pessoas que podem te descobrir a partir do conteúdo que vai postar, e que ainda não te seguem. Por isso, teste vários conteúdos diferentes dentro dos nichos que você quer atingir. Poste vídeos em dias e horários diferentes, teste diferentes tipos de foto, de capa de vídeo, etc.
Mas não adianta nada você fazer esses testes só por uma semana. No mínimo, esse tempo precisa ser de um mês! Dependendo da quantidade de conteúdo que você posta pode ser até mais. Nessa hora não pode ter preguiça ou desanimo, porque é claro que alguns conteúdos e horários não vão funcionar, por isso precisa ter paciência, mas é para isso que fazemos os testes né? Para ver qual da certo sempre 🙂
Invente
Não adianta fazer sempre igual todo mundo. Invente conteúdos novos, crie formas diferentes de entregar o seu conteúdo, seja diferente do que já tem por ai, e claro, seja sempre você. É isso que vai fazer que o seu público realmente pare para te assistir independente do conteúdo que você poste.
Entenda
Depois de fazer todos os testes, você precisa parar para analisar e entender que tipo de conteúdo se encaixa melhor em cada rede social. É normal você ter um publico X no youtube e outro tipo de publico no Instagram. Mesmo que eles sejam diferentes, o nicho precisa bater em todas as redes. Não adianta você falar de cabelo no youtube e de carros no instagram. Assim você nunca vai conseguir fazer que todo o seu publico te acompanhe nas duas redes; a não ser que você tenha as duas coisas bem separadas e não indique elas entre si, claro. A importância de você fazer os testes durante o tempo suficiente é para que você consiga analisar com clareza todos os dados que você vai recolher durante esse tempo.
Quando tiver bem claro que tipo de conteúdo você vai postar em cada rede, de que maneira e qual horário, vai ser muito mais fácil você definir o seu nicho. Claro que você vai poder falar de vários assuntos sempre; mas ter um nicho, um assunto que seja destaque nas suas redes e que as pessoas te conheçam por ele é necessário. Mas, vamos falar disso em um próximo post, o que acham? Te espero aqui na semana que vem para que a gente fale sobre nicho e como você pode definir o seu, combinado? Mas te espero primeiro daqui a pouco ali nos comentários me dizendo o que achou desse post 🙂 Até já então!
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Tags: instagram, público, seguidores, youtube
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