Cuide de sua saúde mental!

Hoje viemos falar sobre um assunto muito sério: Depressão e ansiedade causada pelo uso das redes sociais. É claro que não são apenas influenciadores digitais que podem ser atingidos por esse mal, mas nós, que trabalhamos com as redes sociais e lidamos com elas 24h por dia, devemos dar muito mais atenção aos riscos que esta rotina pode causar.
Para quem vê do outro lado da tela, a vida dos influenciadores digitais pode parecer fácil e perfeita. Mas nem só de likes, viagens e “recebidos” é feita a rotina de um criador de conteúdo. Existe um outro lado nem tão “instagrammável” assim: as consequências que as redes sociais provocam na saúde mental dos influencers.
Assim como os consumidores de mídias sociais, os influenciadores digitais estão mais propensos a desenvolverem problemas como depressão, ansiedade, estresse e esgotamento mental. Isso acontece porque o criador de conteúdo hoje vive uma rotina de trabalho com alta competitividade e muitas vezes exaustiva, na qual sempre alguém, seja um contratante ou um seguidor, demandará algo de você.
Esse esgotamento profissional é algo tão complexo que já ganhou até mesmo nome próprio: Síndrome de Burnout. O problema, que não é exclusivo dos influenciadores, tem como sintomas a insônia, excesso ou falta de sono e principalmente o esgotamento mental, físico e emocional muito grande. Essas complicações podem acarretar implicações preocupantes para um criador de conteúdo como um bloqueio criativo.
Mas porque isso acontece?
Os problemas de ansiedade e depressão nos influenciadores digitais, na maioria das vezes, são desenvolvidos a partir de duas premissas: a exposição nas mídias e a carga de trabalho. A forma como a interações acontecem nas redes sociais podem ser muito agressivas para quem trabalha com elas. Lidar com haters, baixo engajamento e alta exposição, além do mercado super competitivo, podem afetar diretamente a saúde mental desses profissionais.
Imponha limites para você mesmo!
Crie uma agenda e livre-se de exageros: É claro que devemos correr atrás de nossos objetivos para conquistá-los, mas se você sabe que está se esforçando e dando o seu máximo isso já basta. Cada influenciador digital é bem sucedido de maneiras diferentes. Não compare likes, nem número de seguidores com outros influenciadores. Eles também batalharam para chegar onde chegaram. Se você continuar dando o melhor de si, seu sucesso também pode acontecer.
Não se desespere com o fluxo das postagens: Se algum influenciador postou o mesmo vídeo ou foto que você havia idealizado, antes mesmo de você postar, não se puna! Com tanta coisa legal e informação na internet é complicado termos ideias pioneiras, principalmente quando falamos sobre algum assunto trend nas redes. Um conteúdo sempre é diferente do outro e com certeza o seu tem toques pessoais e especiais.
Aprenda a lidar com haters: Quem trabalha com redes sociais está vulnerável a enfrentar este tipo de seguidor. E pode acreditar: quem não gosta do seu trabalho não te segue, nem comenta coisas negativas nas suas postagens. Muitas vezes o hater está ali na sua rede disseminando coisas negativas apenas pelo prazer de atingir o outro. Ignore este tipo de ação e lembre-se quantos dos seus seguidores gostam do seu trabalho!
Não se cobre demais. Se estiver passando por problemas com suas redes procure a ajuda de um especialista, médico ou alguém de sua confiança. Sempre vamos mais longe quando contamos com o apoio de outras pessoas. Trabalhar com o que gostamos e produzir conteúdo é gratificante, mas também pode ser exaustivo. Entenda os seus limites e respeite-os afinal, alcançar o sucesso na carreira de influenciador digital é maravilhoso, mas não conseguimos ir muito longe se deixarmos nossa saúde de lado.
Quer receber as melhores dicas para blogs? Registre-se no CBBlogers e acompanhe as novidades!
Tags: ansiedade, criador de conteudo, depressão, doença do seculo, mal do seculo, redes sociais
4 thoughts on “Cuide de sua saúde mental!”
Deixe uma resposta
Leitores também acessaram:
-
Você já ouviu falar em jornada do cliente?
Há alguns anos as ações de Marketing eram 100% voltadas para o momento de decisão de compra do cliente. Com […]
-
Dicas para ter sucesso na estratégia de Marketing Digital
E para finalizar nossa série de artigos sobre Marketing Digital, confira cinco dicas essenciais para que o seu plano estratégico […]
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]
Estou tomando antidepressivo por conta das redes sociais e há um mês não consigo postar quase nada, não vou mais aos eventos e quando tento postar algo me dá tristeza, fadiga e o que eu mas tenho tido ultimamente é vontade de ficar mais cama
Ando preucupada porque está demorando pra passar e eu amava (ainda amo) o que faço.
Eu não sabia que existia essa síndrome. Muito obrigada pelo post.
Nossa, estou passando por essa fase! Não consigo escrever e demoro muito para criar legenda de fotos, antes postava foto todos os dias, agora fico dias sem postar, acabo decidindo postar mais por estar muito tempo sem postar ou porque meu namorado vem me dizer que preciso postar algo, mas estou no maior desânimo! Comecei a fazer academia e tentando estipular alguma rotina, espero que isso me ajude a melhorar…
Maisa, lindo esse texto, muito expressivo, é um assunto q merece mesmo uma atençao especial de autocuidado.