FIM dos Likes no Instagram

O Instagram anunciou há algum tempo que acabaria com os likes nas fotos dentro da rede social. Os testes começaram no Canadá, mas até hoje eles ainda não tinham aparecido em outros países.
E hoje começam os testes aqui no Brasil!

O fim dos likes tem como objetivo principal deixar as pessoas menos obcecadas com números e assim não afetar a saúde mental de cada uma. Viver apenas para ganhar likes no Instagram, mesmo que pareça mentira, se tornou a realidade de muitas pessoas.
Sabemos que isso pode ao mesmo tempo beneficiar e prejudicar o nosso trabalho. Quer saber como?
Vantagens:
- A partir de agora o seu conteúdo tem mais importância.
- Você não vai comparar o seu conteúdo. Ele não vai ser melhor ou pior por causa dos likes, mas sim pelo que ele representa.
- Acabou a preocupação com a coleguinha do lado estar comprando likes ou não e você vai focar no que você produz, em vez de focar no que o outro está fazendo.
- As empresas podem começar a focar na conexão com o influenciador, no conteúdo de qualidade, etc.
Desvantagens:
- Com os likes desaparecendo, as pessoas não vão mais dar tanta importância em curtir a sua foto. Se o algoritmo continuar como está, e suas fotos não forem curtidas, menos pessoas (ainda!) acabarão vendo seu conteúdo (rezemos para que o algoritmo mude!).
- Você vai precisar se esforçar ainda mais para criar um conteúdo chamativo e relevante, para se destacar, mas isso pode ser até uma vantagem!
A rede social disse que a retirada de likes é para beneficiar quem está dentro do Instagram e para que o foco seja nas fotos e vídeos postadas, não na quantidade de likes que eles vão ganhar. Ou seja: para ajudar na saúde mental.
Sabemos que, de alguma maneira, isso também pode ser uma consequência da quantidade de páginas que comercializam esses likes, views e seguidores. Afinal, por que deixar tanta gente ganhando dinheiro com a plataforma, né?

Nós achamos que essa novidade é uma ótima vantagem, principalmente para melhorar o psicológico de quem trabalha como influenciador ou criador de conteúdo. Acabar com a comparação, com a sensação de estar se esforçando ‘’por nada’’. Agora, o conteúdo que você cria tem mais relevância do que os números, o que deveria ser prioridade desde o começo.
Mas queremos saber de você: O que acha dessa mudança? Gosta? Aprova? Acha desnecessária? Vamos debater sobre isso aqui nos comentários!
Tags: brasil, fim dos likes, instagram acaba com os likes, instagram testa fotos sem likes no brasil, likes
One thought on “FIM dos Likes no Instagram”
Deixe uma resposta
Leitores também acessaram:
-
Você já ouviu falar em jornada do cliente?
Há alguns anos as ações de Marketing eram 100% voltadas para o momento de decisão de compra do cliente. Com […]
-
Dicas para ter sucesso na estratégia de Marketing Digital
E para finalizar nossa série de artigos sobre Marketing Digital, confira cinco dicas essenciais para que o seu plano estratégico […]
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]
Achei ótimo, porque só assim não vou ser tão incomodada com essas empresas que me mandam vários directs querendo vender curtidas e seguidores, eu odeio isso!!!