Posicionamento de Marca

Fizemos um post esses dias no Instagram da @jacobscomunicacao falando sobre Posicionamento de Marca e percebemos que vocês curtiram bastante. Por isso, viemos aqui hoje falar um pouco mais sobre isso. Mas antes de começar me respondam: Vocês sabem o que é posicionamento de marca?

Como vocês viram na figura anterior, nessa pirâmide, podemos interpretar que o bom posicionamento de uma marca tem como base a Proposta de Valor, Caráter de Valores e o principal a Essência da marca. Com a aplicação dessa pirâmide sua empresa conseguirá atingir o coraçãozinho do seu publico alvo e ter relevância encima do que ele pensa e deseja consumir.
E essa aplicação deve ser continua e sempre atualizada, e para aplicar esses conceitos você deverá se fazer essas seguintes perguntas:
- Qual é o papel da minha marca em agregar valor na vida das pessoas? Essa resposta será o seu valor.
- Qual o meu objetivo com a minha marca ou a criação da minha marca? Esse será o seu propósito.
- O que me destaca no meio desse mercado? Esse será o seu diferencial, a sua essência.

Um exemplo perfeito de posicionamento de marca é a Coca-Cola. Ela esta a mais de 125 anos no mercado e é a numero um no segmento de refrigerantes, fazendo com que “praticamente” não haja concorrência direta. A ideia da marca além de estar na mesa de todas as casas era estar vinculadas a valores, sentimentos, como Amizade, momentos em família, felicidade… Ou seja, ela remete inconscientemente momentos felizes, datas importantes. É como se beber Coca-cola fosse além da ação, é como se estivesse ligado a uma experiencia vivida, ligado a uma memória afetiva.
E esse é o ponto que você deve chegar com sua marca: Como vou conseguir entrar na casa das pessoas? Na vida delas? E principalmente virar referencia de bons momentos? A resposta esta nas perguntas que fizemos antes e na estratégia de marketing que você ira utilizar para veicular as informações do seu produto.
Se vocês quiserem podemos fazer um post especifico falando só de formas estratégicas de posicionar sua marca e como veicular de forma orgânica e assertiva a sua ideia. O que vocês acham?
Tags: empreendedores, estratégia, marcas, marketing empresarial, posicionamento
Leitores também acessaram:
-
Você já ouviu falar em jornada do cliente?
Há alguns anos as ações de Marketing eram 100% voltadas para o momento de decisão de compra do cliente. Com […]
-
Dicas para ter sucesso na estratégia de Marketing Digital
E para finalizar nossa série de artigos sobre Marketing Digital, confira cinco dicas essenciais para que o seu plano estratégico […]
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]