Explosão do TikTok! Entenda como o app de mídia queridinho do momento foi parar até em Hollywood.

Se você ainda não conhecia o TikTok tenho certeza que durante a quarentena ficou impossível ignorar a existência desse aplicativo. A plataforma de 2 bilhões de dólares, está alavancando uma audiência incrível nos últimos meses, resultado de milhares de pessoas da Geração Z em suas casas, buscando por conteúdo e entretenimento.
Na terça-feira 21 de abril, a maior estrela do TikTok ultrapassou a marca de 50 milhões de seguidores. Sim você leu corretamente, 50 milhões de seguidores! O nome dela é Charli D’Amelio, uma garota de 15 anos, moradora de Connecticut. Hoje a garota já está perto de alcançar 56 milhões de seguidores no app e conta com 3,8 bilhões de curtidas em seus vídeos. O mais interessante dessa história é o fato de Charli não ser famosa antes de começar a postar seus vídeos no TikTok, a garota não era uma influenciadora digital em outras redes sociais e há um ano atrás, ainda não havia sequer postado o seu primeiro vídeo na plataforma.
Se você está se perguntando como uma garota até então desconhecida, gravando vídeos curtos dentro do quarto, vestida com um moletom conseguiu conquistar milhões de seguidores, você não está sozinho. O próprio perfil do TikTok de Charli diz: “Não se preocupe, também não entendo o hype”. Em entrevista recente a um dos programas de auditório mais famosos dos Estados Unidos a garota disse que não começou a fazer os vídeos buscando a fama, fazia apenas para se divertir.
A fama é rápida e furiosa no TikTok, que usa um algoritmo poderosíssimo para tirar alguém do anonimato e transformá-lo em uma estrela da noite para o dia. Nós que trabalhamos com a internet sabemos que uma pessoa pode sumir com a mesma velocidade que ficou famosa, não é mesmo? Mas grandes agentes e empresário de Hollywood estão se mobilizando para garantir que as estrelas do TikTok não sejam esquecidas rapidamente e acreditam que o aplicativo é o lugar perfeito para descobrir novos talentos.

Obrigada por tudo, métricas!
Com menos de 3 anos, o TikTok já foi baixado mais de 2 bilhões de vezes, de acordo com estimativas da empresa de medição Sensor Tower. Seus vídeos de 15 segundos tem um público predominantemente jovem e feminino, tudo isso antes de a pandemia global forçar a maior parte do mundo a ficar dentro de casa. Agora, com mais horas livres no dia do que a Netflix pode saciar, as pessoas se aglomeram no TikTok, em busca de entretenimento. Em março, quando a maioria dos americanos começou a se abrigar em casa, os downloads globais do TikTok aumentaram 51%, enquanto o tempo médio gasto no aplicativo foi de 858 minutos, equivalente a mais de 14 horas.
Sendo uma das poucas plataformas que podem continuar produzindo novos conteúdos enquanto as produções de Hollywood, os programas de TV e as novelas estão parados, o TikTok está sendo inundado por vídeos, e não apenas de jovens desconhecidos. Se você entrar na aba “Para você”, semelhante ao explorar do Instagram, pode encontrar facilmente vídeos feitos por grandes estrelas do cinema e da TV como Maisa, Jennifer Lopez, o clã Kardashian e até mesmo Justin Bieber, sem falar em todos os influenciadores digitais que amamos acompanhar no Instagram.
Em meio ao isolamento causado pelo Coronavírus, o TikTok se tornou um grande equalizador, diminuindo a distância entre uma estrela de Hollywood como Jennifer Lopez e Charli D’Amelio, a garota que citamos no início deste texto. Ambas estão presas em casa, usando o mesmo aplicativo para alcançar seus seguidores.
Até mesmo os grandes astros de Hollywood estão surpresos com a ascensão do aplicativo e grandes marcas como o Netflix e a Warner Bros também começaram a apostar no aplicativo e realizar promoções na plataforma. O marketing de influência chegou para ficar no TikTok e pessoas até então desconhecidas estão fechando contratos de até seis dígitos com grandes empresas.
Mas de onde o TikTok surgiu?
Acho que muitos de vocês lembram do Musica.ly, aquele aplicativo de dublagens que nos permitia sincronizar a nossa voz com alguns hits do pop. O Musica.ly foi adquirido por uma empresa chamada ByteDance, com sede em Pequim na China, em novembro de 2017 e em agosto do ano seguinte fundiu o app de dublagens com o TikTok, até então um simples aplicativo de vídeo que vinha ganhando força em outras partes do mundo.
Como empresa privada, a ByteDance é cautelosa com as métricas de desempenho do TikTok. A empresa não compartilhou o tamanho do aplicativo ou quanto ganha, por isso, determinar o tamanho de seu poder ainda é um desafio.
Mas se engana quem acha que a TikTok foi uma sucesso imediato. Algumas pessoas tinham um certo preconceito com o aplicativo por acharem que seria apenas mais uma plataforma “boba” como o Musica.ly. Para atrair os usuário, o TikTok teve que desembolsar cheques de milhões de dólares para YouTubers e Instagrammers já consagrados postarem vídeos na plataforma e começarem a atrair seguidores de fato.
Embora ninguém de fora da ByteDance saiba exatamente como o algoritmo do TikTok funciona, ele parece recompensar o engajamento, empurrando vídeos populares para grupos mais amplos de pessoas. Mesmo o conteúdo de alguém com apenas alguns seguidores pode se tornar viral, desde que o algoritmo do TikTok considere o seu vídeo “bom”.
O sucesso da plataforma está atrelada à sua facilidade de usabilidade, fazendo com que o app se tornasse popular entre os jovens, seus pais e até mesmo seus avós. O TikTok tem espaço para todos, o que o tornou um aplicativo incrível, formado por pessoas comuns cheias de criatividade.
O App começou a introduzir publicidade em 2019, por isso ainda é cedo para dizer que a plataforma é uma potência de marketing, mas Kudzi Chikumbu, diretor da comunidade de criadores da TikTok, garante que conectar usuários e marcas é o maior objetivo da empresa atualmente.
Se você é um influenciador digital ou está procurando espaço nas redes sociais a nossa dica é para você apostar no TikTok. As métricas do aplicativo são bem diferentes e parecem ser mais eficientes do que as do Instagram, possibilitando que você ganhe a visibilidade que tanto busca conquistar em outras redes sociais.
Aposte em conteúdos exclusivos para a plataforma, mas não precisa se preocupar com grandes produções, o comum e a vida real são o grande diferencial do app. Aproveite os dias de isolamento social para se divertir no TikTok e quem sabe até viralizar!
Você já tem uma conta no TikTok? Produz vídeos com que frequência para o app? Compartilhe comigo aqui nos comentários desse post.
Tags: como bombar, hollywood, tik tok
Leitores também acessaram:
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]
-
Dicas para harmonizar o feed do Instagram
Você sabia que o feed do Instagram funciona como um cartão de visitas? Muito mais do que criar conteúdos, as […]
One thought on “Explosão do TikTok! Entenda como o app de mídia queridinho do momento foi parar até em Hollywood.”