Você já ouviu falar em jornada do cliente?

Há alguns anos as ações de Marketing eram 100% voltadas para o momento de decisão de compra do cliente. Com a mudança de comportamento do consumidor ao longo dos últimos anos e o novo cenário da comunicação, que está muito ligado à empatia e humanização, as empresas estão cada vez mais preocupadas em proporcionar uma experiência de compra satisfatória.
Com esse novo cenário surge a chamada “Jornada do Cliente”, que acontece desde o primeiro contato com a marca até a fidelização. Compreendendo esse processo as empresas são capazes de entender melhor quem são seus clientes e quais suas necessidades.
Podemos imaginar diversos tipos de jornada por conta de público, segmento e outros fatores, porém em uma estratégia de Marketing de Conteúdo temos alguns pilares essenciais: Descoberta, Contato, Venda, Entrega e Fidelização. E, para cada etapa existe uma forma de comunicação diferente.

Além disso, é importante que o Funil de Vendas também seja explorado na construção da Jornada do Consumidor. Normalmente um funil de vendas é dividido em 3 partes: topo do funil – pessoas que ainda não conhecem a sua empresa ou que não manifestaram interesse por aquilo que ela oferece; meio do funil – potenciais clientes que passam a considerar a sua empresa como possível solução para as suas necessidades; fundo do funil – clientes efetivos, aqueles que aproveitam uma oportunidade para tomar a decisão de compra.

Saber o que é Funil de Vendas é fundamental para entender a experiência do usuário desde o primeiro contato com a marca até a compra e, claro, ajustar a Jornada do Consumidor.
Falaremos nessa nova série de artigos sobre etapas dessa jornada e qual a melhor forma de colocá-las em prática. Não perca o próximo artigo sobre Descoberta e Contato.
Tags: #MktDeConteudo, #vendas, funil, jornadadocliente, mktdigital, vendas
Leitores também acessaram:
-
Você já ouviu falar em jornada do cliente?
Há alguns anos as ações de Marketing eram 100% voltadas para o momento de decisão de compra do cliente. Com […]
-
Dicas para ter sucesso na estratégia de Marketing Digital
E para finalizar nossa série de artigos sobre Marketing Digital, confira cinco dicas essenciais para que o seu plano estratégico […]
-
Influenciadores Digitais X Vendas
Com uma comunicação direta através das redes sociais, os influenciadores digitais, em sua maioria, produzem conteúdo capaz de influenciar no […]
-
Impactando pessoas com Marketing Digital
Influenciadores, Criação de Conteúdo, E-mail Marketing, por onde começar? A internet é o 3° veículo de maior alcance no Brasil, […]
-
O que é marketing digital?
Iniciaremos hoje uma série de artigos sobre Marketing Digital, com informações e dicas, além de outras curiosidades. Mas o que […]
-
Instagram Reels: agora são 30 segundos de conteúdo!
O Instagram mais uma vez arrasou e trouxe mais uma novidade pra ajudar no nosso engajamento. A rede social mais […]